A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Tecnologia

TIM lança teclado consciente contra o preconceito e inclui expressões LGBTfóbicas

Aplicativo criado pela operadora já alertava sobre o uso de termos racistas.

Por Natan AMPOST

09/06/2021 às 16:34

Redação AM POST

PUBLICIDADE

A TIM lançará uma nova versão do Teclado Consciente, aplicativo que alerta os usuários de smartphone contra o uso de palavras e expressões preconceituosas, explicando suas origens históricas e propondo substituições.

O app agora inclui termos LGBTfóbicos, além do conteúdo da primeira versão, concebido contra o racismo. A iniciativa faz parte do programa de diversidade e inclusão da TIM e celebra o Dia Internacional do Orgulho LGBTI+, em 28 de junho.

A ferramenta foi lançada em novembro de 2020 com alertas sobre expressões com conotações racistas, como “denegrir”, “lista negra” ou “cor do pecado”. Na nova versão – disponível gratuitamente para smartphones com sistemas operacionais iOS e Android – foram inseridas mais 500 palavras e frases LGBTfóbicas, aproximadamente. São exemplos “sapatão”, “baitola” e “traveco”, utilizadas de forma pejorativa para se referir a pessoas LGBTI+. O app foi criado para a TIM pela BETC HAVAS em parceria com a consultoria Vírgula.

Para usar o teclado, não precisa ser cliente da operadora. Basta baixar o app na App Store ou Google Play. A atualização é automática para quem já fez o download da primeira versão. A ferramenta fica visível somente quando o usuário digita seus textos em redes sociais ou aplicativos de comunicação, por exemplo, e destaca as palavras e expressões consideradas inadequadas. Ao clicar em cima desses termos, o Teclado Consciente TIM explica porquê são considerados racistas e LGBTfóbicos e oferece opções para a sua substituição — tal como um corretor ortográfico social.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Caso Evilázio

Suspeito preso por morte de comerciante afirma estar arrependido em Manaus

João Victor Gomes da Silva, conhecido como “Vitinho”, confessou participação no assalto e afirmou que não foi o autor do disparo que matou Evilázio Alves.

há 13 minutos

Brasil

Polícia apura possível relação entre crime brutal e práticas ritualísticas em assassinato

Vestígios encontrados durante perícia e materiais recolhidos na casa de suspeitos passam por análise da Polícia Civil, que investiga a motivação do crime.

há 15 minutos

Brasil

Moraes mantém limite de 1 hora para visitas de parlamentares a Filipe Martins

Além da ampliação da visita de Nikolas Ferreira, a defesa também queria que o mesmo tempo fosse concedido a todos os parlamentares.

há 23 minutos

Caso Evilázio

Novo vídeo mostra momento exato em que comerciante Evilázio reage a assalto a mercadinho em Manaus

Segundo a polícia, criminosos que invadiram o estabelecimento em busca de R$ 120 mil.

há 48 minutos

Brasil

STF rejeita tentativa de afastar Nunes Marques de ação da CPI do Banco Master

Na decisão, Edson Fachin destacou que a arguição de suspeição foi apresentada fora do prazo legal.

há 49 minutos