A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Coronavírus

Pesquisadores desenvolvem teste de baixo custo para detecção de covid-19

Segundo desenvolvedores, eficácia é de 100% se comparada ao teste PCR.

Por Hugo Guimarães

15/07/2021 às 07:47

Agência Brasil

PUBLICIDADE

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desenvolveram um teste rápido e de baixo custo que detecta a presença do SARS-CoV-2, o novo coronavírus, no organismo por meio de amostras de saliva e secreção nasal. O resultado sai em menos de uma hora e custa R$ 30.

O Lamp-COVID-19, que foi desenvolvido por cientistas do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM/UFRJ) e do campus Duque de Caxias da UFRJ, identifica pedaços de RNA do coronavírus. A eficácia do novo teste em comparação ao PCR tradicional é de 100%, segundo a UFRJ.

Ainda de acordo com a UFRJ, o exame pode ser realizado em lugares com pouca infraestrutura e o resultado é conferido a partir da cor exibida. Se a amostra ficar rosa, o resultado é negativo. Se ficar amarela, é positivo.

“Queremos tornar possível a comercialização dos testes, por isso estamos em busca de parceiros que nos ajudem a produzir em larga escala. O SUS, nosso Sistema Único de Saúde, é a meta prioritária, pois dessa forma poderemos contribuir para o maior acesso da população ao diagnóstico e cooperar para o enfrentamento da pandemia em nosso país”, afirma a pesquisadora Fabiana Ávila Carneiro.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Esporte

Fan Fest da Copa do Mundo reúne torcedores para acompanhar Brasil x Haiti em Manaus

Evento gratuito no Largo de São Sebastião terá transmissão da partida, shows musicais e sorteio de brindes nesta sexta-feira

há 15 minutos

Polícia

Borracheiro é morto a tiros durante ação criminosa na Zona Centro-sul de Manaus

Criminosos invadiram o local e atiraram contra a vítima, que morreu antes de receber atendimento médico.

há 21 minutos

Polícia

Homem pede água para distrair vítima e rouba celular de moradora na zona norte de Manaus; assista vídeo

Crime foi registrado por câmeras de segurança e aconteceu na frente dos filhos da vítima.

há 33 minutos

Brasil

Plataformas passam a exigir autorização judicial para remunerar influenciadores mirins

Novas regras do Estatuto Digital da Criança e do Adolescente já estão em vigor e atingem redes como YouTube, Instagram, TikTok e Facebook

há 36 minutos

Amazonas

Homem fica gravemente ferido após cair de açaizeiro e ser atingido pela árvore no Amazonas

Vítima sofreu fraturas e precisou ser resgatada por helicóptero em comunidade de difícil acesso na região do Canaã

há 38 minutos