A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Saúde

Viver mais pode estar relacionado com as bactérias do intestino humano, aponta estudo

Pesquisa sugere que indivíduos que sofrem alterações na flora intestinal ao longo dos anos vivem mais e melhor.

Por Natan AMPOST

07/08/2021 às 14:10

Parte das respostas de como envelhecer bem podem estar nas nossas entranhas. Após observar mais de 4 mil adultos entre 18 e 98 anos, pesquisadores americanos descobriram que o segredo para se viver mais e melhor pode estar na alteração das bactéricas, vírus e fungos que habitam nossa flora intestinal.

PUBLICIDADE

Ao contrário do que se imagina, envelhecer com qualidade não está relacionado a manter o corpo que se teve na juventude – pelo menos, não no que se refere ao microbioma intestinal. Nesse caso, quanto mais alterações tivermos, maiores são as chances de vivermos mais e melhor.

Mudança da flora intestinal
No estudo publicado na revista científica “Nature Metabolism” foi observado que pessoas que tiveram uma alteração significativa no microbioma ao longo dos anos, alcançando um perfil único de microrganismos, também tinham níveis mais elevados de compostos promotores de saúde no sangue, incluindo compostos produzidos por micróbios intestinais que lutam contra doenças crônicas.

Em pessoas saudáveis, os tipos de microrganismos que dominam na fase adulta estarão presentes em menor proporção nas décadas futuras, dando lugar a novos micróbios que surgirão. Em pessoas menos saudáveis, foi observado que o microbioma intestinal pouco se altera e elas tendem a viver menos.

As descobertas indicam que o envelhecimento saudável do microbioma intestinal envolva o esgotamento de um determinado núcleo de micróbios e a sua substituição por micro-organismos menos comuns.

PUBLICIDADE

De acordo com os pesquisadores, as alterações no intestino começam ocorrer após uma certa idade na fase adulta e vão se tornando cada vez mais exclusivos. Esse fato foi notado tanto em homens quanto em mulheres, mas por uma razão que ainda não se sabe qual, o fato foi 50% mais pronunciado em mulheres.

“É muito possível que se tornar cada vez mais diferente com a idade seja uma característica universal”, afirmam os autores no estudo. Ainda assim, segundo eles, esse novo fato pode ajudar cientistas do mundo inteiro a compreender um pouco mais sobre o ainda desconhecido processo de envelhecimento e apontar caminhos mais exatos para a medicina e seus tratamentos.

Fonte: G1

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Polícia

Homem invade casa por ciúmes, esfaqueia jovem e acaba preso no Centro de Manaus

Suspeito atacou três pessoas da mesma família e foi capturado após retornar ao local do crime.

há 32 minutos

Amazonas

Pulseiras para visitantes da Festa dos Visitantes esgotam em menos de duas horas em Parintins

Linha fina: Evento será realizado no Bumbódromo e integra a programação oficial do Festival de Parintins 2026.

há 2 horas

Polícia

Operação no Amazonas prende seis suspeitos e apreende 49 tabletes de skunk em três municípios

Ações ocorreram em três cidades do interior e resultaram na apreensão de drogas, dinheiro, celulares e um veículo.

há 3 horas

Roraima

Roraimenses escolhem governador e vice de Roraima na eleição suplementar deste domingo

Decisão da Primeira Turma do STF validou exigência de prazo legal para desincompatibilização e alterou o cenário da disputa estadual.

há 3 horas

Esporte

Ronaldinho Gaúcho volta ao futebol aos 46 anos e acerta com clube da Itália

Campeão mundial com o Brasil em 2002 será apresentado pelo Ravenna e pode disputar partidas na terceira divisão italiana.

há 4 horas