A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Tecnologia

Ao Vivo

Ministério da Justiça apura propaganda enganosa de operadora de telefonia sobre 5G

Apesar dos anúncios, a tecnologia ainda não está disponível no Brasil.

Por Natan AMPOST

09/08/2021 às 15:48

Agência Brasil

PUBLICIDADE

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom) do Ministério da Justiça abriu nesta segunda-feira (9) processo de apuração para averiguar se a operadora de telefonia móvel TIM está realizando propaganda enganosa relacionada à oferta de serviços relacionados à tecnologia 5G.

A prática de propaganda enganosa é proibida pelo Código de Defesa do Consumidor. A Lei coloca como obrigação de empresas e prestadores de serviço oferecer informações corretas, claras e inequívocas aos consumidores.

Segundo a Senacom, a empresa estaria veiculando publicidade mencionando a nova tecnologia. Contudo, ela ainda não está disponível comercialmente no Brasil. O leilão para definir a exploração das faixas e localidades está previsto para o segundo semestre deste ano.

A Secretaria já havia notificado a TIM para prestar esclarecimentos. Mas segundo o ministério esses foram insuficientes e o processo foi aberto para coletar mais informações e avaliar a possível prática de publicidade enganosa.

A TIM tem até dez dias para apresentar esclarecimentos e responder aos questionamentos apresentados pela Senacom. A Secretaria já tem abertos procedimentos de apuração contra as operadoras Vivo, Oi e Claro.

PUBLICIDADE

A tecnologia 5G poderá trazer uma série de melhorias ao acesso móvel à Internet, não somente na velocidade e redução da latência mas na viabilização de serviços que demandam conectividade contínua. Confira o Agência Brasil Explica sobre o tema.

TIM
Em nota, a TIM declarou que considera inapropriado o uso do termo 5G na publicidade das empresas de telefonia, mas que manteve a menção diante da prática pelas demais concorrentes.

“Diante da continuidade de outras operadoras em utilizar a expressão “5G” em suas publicidades, a TIM avaliou que não poderia ficar em desvantagem competitiva. Optou, então, por utilizar o termo de forma correta e transparente, informando que o serviço que está sendo oferecido é o 5G DSS. O complemento “DSS” se refere à tecnologia que possibilita usar as redes 4G para permitir uma experiência mais próxima do 5G, mas ainda muito distante de tudo que a quinta geração oferecerá aos usuários”, diz o informe.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Brasil

Justiça encerra ação de goleiro Bruno contra a Meta após prisão do ex-atleta

Decisão foi baseada em regras dos Juizados Especiais que exigem a presença das partes em audiências; mérito da ação não foi julgado.

há 17 minutos

Brasil

Flávio Bolsonaro pede que Moraes seja declarado suspeito e afastado de investigação do caso Vocaro

Os advogados de Flávio argumentam que Moraes não teria imparcialidade para julgar questões relacionadas ao empresário Daniel Vorcaro.

há 23 minutos

Brasil

Lula aprova renovação automática da CNH para motoristas sem multas

A proposta já havia sido aprovada pelo Senado Federal e agora passa a valer oficialmente em todo o país.

há 49 minutos

Caso Evilázio

Acusado injustamente, morador é inocentado pela polícia no caso da morte de comerciante em Manaus

Marcas de sangue deixadas por um dos criminosos em sua motocicleta levaram à suspeita inicial da polícia.

há 51 minutos

Brasil

Mendonça arquiva ação contra deputado acusado de propaganda antecipada pró-Flávio Bolsonaro

Inicialmente, o caso foi protocolado no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).

há 1 hora