A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Coronavírus

Volta às aulas 100% presenciais em Manaus começa nesta segunda-feira (23)

A retomada total ocorre 18 meses após a primeira suspensão por conta da pandemia, com todos os 16.160 profissionais da capital vacinados com a 2ª dose da vacina contra Covid-19.

Por Natan AMPOST

20/08/2021 às 18:01 - Atualizado em 22/08/2021 às 11:22

Redação AM POST

A secretária estadual de Educação e Desporto, Kuka Chaves, informou, nesta sexta-feira (20/08), durante reunião do Comitê Intersetorial de Combate à Covid-19, que a rede estadual de ensino já está pronta para a retomada das aulas 100% presenciais a partir de segunda-feira (23/08).

PUBLICIDADE

A secretária reforçou que os profissionais de educação já tiveram a oportunidade de completar a imunização contra a Covid-19 e que a vacinação entre os adolescentes de 12 a 17 anos segue avançando.

“Todas as escolas da rede estadual de ensino estão prontas. Nós já temos seguido, desde o ano passado, todos os protocolos de saúde e nós estamos preparados também com equipamentos de proteção para que a gente possa retornar 100% presencial com muita segurança”, disse a secretária.

Além dos protocolos sanitários, a vacinação também é fundamental. “Hoje nós temos a segurança que a Fundação de Vigilância em Saúde já transferiu número de doses suficiente para uma cobertura de 80% dos adolescentes de 12 a 17 anos em Manaus. Nós estamos muito felizes com a participação dos pais que já buscam a segurança de seus filhos e principalmente com esses jovens que entenderam que vacina não dói, o que dói é perder quem a gente ama”, ressaltou Kuca Chaves.

Retomada – A retomada total ocorre 18 meses após a primeira suspensão por conta da pandemia, com todos os 16.160 profissionais da capital vacinados com a 2ª dose da vacina contra Covid-19.

Com o retorno 100% presencial, as aulas nas 236 escolas de Manaus passam a ser de segunda à sexta-feira, os alunos deixarão de ser divididos em grupos A e B. Todas as séries e modalidades de ensino retornam à normalidade, com frequência nos 5 dias da semana.

PUBLICIDADE

Entre as mudanças, o acompanhamento das atividades remotas do “Aula em Casa” será utilizado como estratégia de reforço escolar, juntamente com o projeto “Contraturno Digital”. Com a retomada, os conteúdos serão vistos em sala de aula, no horário das aulas e as estratégias remotas serão facultativas.

Protocolos – Mesmo vacinados, trabalhadores e estudantes devem continuar utilizando máscaras durante todo o período dentro das escolas.

Desde o ano passado, as escolas da rede estadual estão adaptadas para que sejam cumpridos os protocolos de segurança em saúde, definidos pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

Para as escolas, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto montou um protocolo específico que pode ser consultado com detalhes na página da pasta: www.educacao.am.gov.br.

As unidades dispõem de pias e totens/dispositivos de álcool gel e sabão, para que os estudantes e demais membros da equipe escolar possam higienizar corretamente as mãos. Além disso, escolas estão equipadas com tapetes sanitizantes e sinalizações com os principais protocolos e medidas de segurança e enfrentamento à Covid-19.

Em situações de casos confirmados de Covid-19, as escolas continuarão adotando o protocolo de afastamento da pessoa contaminada e posterior higienização do ambiente escolar.

Além disso, os gestores estão sendo orientados sobre a importância da notificação para o monitoramento da FVS-RCP, por meio do Programa de Vigilância Ativa nas Escolas.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Brasil

Flávio Bolsonaro propõe enquadrar milícias como terrorismo e lança pacote de segurança para eleição de 2026

Pré-candidato à Presidência apresentou plano com endurecimento penal, combate ao crime organizado e novas medidas para segurança pública.

há 13 minutos

Manaus

Gás de cozinha fica mais caro em Manaus: botija de 13 kg sobe 3,36% em junho

A botija de 8 kg foi a única que apresentou queda.

há 16 minutos

Brasil

Fachin propõe trava contra “pautas-bomba” e pode dificultar aprovação de projetos com alto impacto fiscal

Proposta de súmula do STF exige estimativa de custos e medidas de compensação para projetos que aumentem despesas públicas.

há 33 minutos

Polícia

Operação da Polícia Civil mira comércio de joias sem procedência e prende homem armado no Centro de Manaus

Ação cumpriu mandados de busca em cinco estabelecimentos investigados por receptação de joias roubadas.

há 57 minutos

Brasil

“A casa caiu no PT”, diz Sóstenes após operação da PF atingir Jaques Wagner

íder do PL na Câmara reage à inclusão do líder do governo Lula no Senado entre os alvos da 9ª fase da Operação Compliance Zero.

há 1 hora