A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Transportadora paquistanesa anuncia primeiro voo comercial para Cabul

Trata-se do primeiro voo comercial anunciado desde a tomada do poder pelos talibãs no Afeganistão.

Por Natan AMPOST

11/09/2021 às 13:36

RTP

PUBLICIDADE

Uma companhia aérea paquistanesa anunciou neste sábado (11) a realização, a partir de segunda-feira (13), de um primeiro voo comercial entre Islamabad e Cabul desde que os talibãs tomaram o poder no Afeganistão.

“Temos todas as autorizações técnicas para as operações aéreas. O nosso primeiro avião comercial, um Airbus A320, decolará de Islamabad em direção a Cabul em 13 de setembro”, declarou o porta-voz da companhia aérea paquistanesa PIA, Abdullah Hafeez Khan, à agência France-Presse.

Khan informou que, até agora, há 73 pedidos de passageiros interessados, “o que é muito encorajador”, acrescentando que muitos bilhetes foram solicitados por organizações de ajuda humanitária e por jornalistas que desejam deslocar-se a Cabul.

Trata-se do primeiro voo comercial anunciado desde a tomada do poder pelos talibãs no Afeganistão, na sequência da partida das últimas tropas norte-americanas do país, em 30 de agosto.

PUBLICIDADE

Um primeiro voo internacional de passageiros, mas não comercial, deixou Cabul na quinta-feira (9), seguido de outro, operado pela Qatar Airways, um dia depois, com 158 passageiros a bordo, entre norte-americanos, alemães, canadenses, franceses, holandeses, belgas e mauricianos.

No fim de agosto, o aeroporto de Cabul foi palco de cenas de caos, com milhares de afegãos que, assustados com o regresso dos talibãs, tentaram desesperadamente embarcar no gigantesco transporte aéreo organizado, entre outros, pelos Estados Unidos.

No total, mais de 123 mil pessoas, principalmente afegãos, foram retiradas como parte desse processo, marcado em 26 de agosto por um ataque mortal reivindicado pelo braço local do Estado Islâmico.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Manaus

Prefeitura instala estação para monitorar qualidade do ar em Manaus

Equipamento instalado na Defesa Civil integra o projeto Selva e permitirá monitoramento contínuo da atmosfera.

há 6 horas

Política

Rejeitada: Maria do Carmo tenta fazer videoconferência com Michelle Bolsonaro e fica no vácuo durante evento em Manaus

Pré-candidata ao Governo do Amazonas esperava participação da ex-primeira-dama, mas chamada de vídeo não foi atendida.

há 6 horas

Amazonas

Governador Roberto Cidade inaugura terceira ponte do programa estadual de construção de pontes em Manaus

Nova estrutura liga os núcleos 3 e 4 do bairro Cidade Nova e substitui antiga ponte de madeira utilizada há décadas pela população.

há 7 horas