A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Veja Mais

Defesa Civil de Manaus registra 104 ocorrências na terça-feira de chuva

Só na zona Norte foram registrados 133,2 milímetros de chuva.

Por Hugo Guimarães

13/04/2016 às 07:27 - Atualizado em 05/05/2016 às 00:24

Até as 18 horas da terça-feira, 12, a Defesa Civil de Manaus registrou 104 ocorrências, provocadas pela forte chuva na cidade. Só na zona Norte foram registrados 133,2 milímetros de chuva, que resultaram em alagamentos, deslizamentos de barrancos e até desabamentos de casas.

PUBLICIDADE

No bairro Nossa Senhora de Fátima, na zona Norte, foram registrados quatro desabamentos de residências. Não houve vítima lesionada. A Defesa Civil esteve no local e fez o cadastro das famílias. Os moradores estão em casas de parentes e a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) foi acionada para atendimento social.

No beco Teresinha, bairro São Jorge, zona Oeste, ocorreu um deslizamento de barranco que atingiu um muro deixando uma casa em risco. A família foi orientada a sair do imóvel. Para evitar desastres o muro foi demolido e a parede de um cômodo da casa ficou comprometida. A Semasdh fez o cadastro da família para atendimento social.

Na rua Santa Izabel, no Riacho Doce, zona Norte, um barranco deslizou e tomando toda a via. Não houve registro de vítimas e nem risco à residências. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) realizou a desobstrução da via. O deslizamento no local será monitorado pela Defesa Civil.

As áreas mais afetadas pela forte chuva foram às zonas Norte e Leste da capital. Das 104 ocorrências, 43 são de deslizamentos de barrancos nos bairros Amazonino Mendes, Colônia Terra Nova, Colônia Santo Antônio, Canaranas, Riacho Doce, Jorge Teixeira, Monte Sinai, Cidade de Deus, São Jorge, Nova Floresta, Nova Vitória, Vale do Sinai, Alfredo Nascimento, Nova Conquista, Novo Israel, Praça 14 e João Paulo.

Foram registrados, ainda, 19 pontos de alagamentos nos bairros Amazonino Mendes, Chapada, Francisca Mendes, Val Paraíso, Mutirão, Lagoa Azul, Cidade Nova I e II, Rio Piorini, Jorge Teixeira, Novo Reino II, Bairro Novo, Jesus Me Deus, Santa Etelvina, Parque Riachuelo, Loteamento Fazendinha e Riacho Doce.
Outros chamados referiram-se a desabamentos de rip-rap e muros, riscos de deslizamento de barranco, de casa e de muro.

PUBLICIDADE

Todas as equipes da Defesa Civil de Manaus permanecem na rua atendendo os chamados. O trabalho de atendimento conta com a parceria das secretarias municipais de Limpeza Pública, Infraestrutura e Assistência Social.

Após esses atendimentos prioritários, a Defesa Civil de Manaus deve retornar a algumas áreas nesta quarta-feira, 13, como nos casos de deslizamento de barranco, para fazer uma segundo vistoria. O objetivo é avaliar o risco e a vulnerabilidade do solo.

O órgão continua em alerta, pois a previsão do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) para esta quarta-feira, 13, é de chuva.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

CETAM

Saiba como se inscrever nos cursos gratuitos do Cetam

Inscrições para 354 vagas em cursos de qualificação profissional serão realizadas pela internet; nova escola foi inaugurada na zona norte de Manaus.

há 11 minutos

Manaus

Quatro bairros de Manaus ficarão sem energia nesta quarta-feira; confira os locais afetados

Manutenção programada na rede elétrica atingirá áreas do Parque Dez, Ponta Negra, Flores e Da Paz.

há 23 minutos

Esporte

Mbappé brilha, França vence Iraque e garante vaga nas oitavas da Copa do Mundo 2026

Partida ficou interrompida por mais de duas horas devido a alerta climático na Filadélfia; atacante marcou dois gols na vitória francesa

há 33 minutos

Polícia

Homem leva tiro ao tentar tomar arma de policiais durante abordagem no Amazonas

Homem entrou em luta corporal com policial e acabou atingido por disparo durante a ocorrência.

há 52 minutos

Brasil

Justiça quebra sigilo de Edir Macedo em investigação sobre supostas fraudes no Banco Digimais

Fundador da Igreja Universal e outros investigados são alvos da Operação Miragem, que apura manipulação de dados contábeis e irregularidades financeiras

há 1 hora