A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Coronavírus

Ministério encerra hoje a consulta pública sobre vacinação de crianças

Participação pode ser feita até as 23h59 deste domingo.

Por Hugo Guimarães

02/01/2022 às 12:42

Agência Brasil

PUBLICIDADE

Termina às 23h59 deste domingo (2) a consulta pública sobre vacinação contra covid-19 de crianças de 5 a 11 anos. Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo é “informar e conhecer as dúvidas e contribuições da sociedade científica e da população” sobre a vacinação das crianças nessa faixa etária.

No dia 16, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso do imunizante Pfizer para o público infantil. Já o Ministério da Saúde disse que a vacinação não deve ser obrigatória e, para a aplicação do imunizante nesta faixa etária, deve ser exigida prescrição médica e autorização dos pais ou responsáveis, mediante assinatura de termo de assentimento.

O ministério acrescenta que a inclusão da referida faixa etária no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação deverá priorizar crianças com deficiência permanente ou comorbidades, bem como aquelas que vivam “em lar com pessoas com alto risco para evolução grave de covid-19”. No caso de crianças sem comorbidade, a ordem de prioridade vai das mais velhas para mais novas, iniciando com o grupo com idade de 10 a 11 anos.

Resultado
Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a decisão do governo sobre a vacinação de crianças de 5 a 11 anos será tomada no dia 5 de janeiro. Um dia antes (4) especialistas em imunização vão participar de uma audiência pública sobre a vacinação de crianças em 4 de janeiro. “O encontro promoverá o debate sobre o documento do Ministério da Saúde disponibilizado para a consulta pública”, explicou a pasta.

Apesar da consulta, governadores de vários estados brasileiros disseram que, independentemente do resultado obtido, irão vacinar crianças sem necessidade de prescrição médica, conforme preconiza as orientações da Anvisa. Em nota enviada na quinta-feira (30) ao Ministério de Saúde, o governador do Pará, Helder Barbalho, oficializou o pedido de imunizantes para iniciar a vacinação em crianças entre 5 e 11 anos. Segundo o pedido, o estado está articulado junto aos municípios para iniciar a vacinação de imediato em janeiro.

Na sexta-feira (31), a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, determinou que o presidente da Jair Bolsonaro e Marcelo Queiroga prestem esclarecimentos sobre ato que determinou a realização de consulta pública a respeito da vacinação contra a covid-19 em crianças de cinco a 11 anos de idade.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Amazonas

Amazonas amplia combate ao tráfico e registra aumento de 45% nas apreensões de drogas

Forças de segurança retiraram mais de 25 toneladas de entorpecentes de circulação entre janeiro e maio deste ano

há 16 minutos

Brasil

Lula diz que “nunca foi esquerdista” durante conversa na cúpula do G7

Presidente afirmou que sempre teve diálogo com movimentos sindicais europeus e relembrou episódio em que foi chamado de anticomunista nos anos 1980

há 49 minutos

Polícia

Corpo de travesti é encontrado com sinais de tortura dentro de Igarapé em Manaus

Vítima ainda não identificada apresentava cabelo raspado e indícios de violência; Polícia Civil investiga o caso na zona Centro-Sul.

há 1 hora

Brasil

Erika Hilton aciona PF após postagens de incitação a necrofilia contra jovem morta em salto de rope jump

Mensagens publicadas no X fazem apologia à violência sexual e vilipendiam a memória da vítima.

há 1 hora

Parintins

Polícia Civil reforça segurança e mobiliza 92 servidores para o Festival de Parintins

Operação contará com delegacias móveis, atendimento 24 horas e equipes especializadas para atender turistas e moradores durante o evento

há 1 hora