A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Educação

78 mil alunos da rede municipal passam por Avaliação de Desempenho

ADE avalia a qualidade do ensino das escolas públicas.

Por Hugo Guimarães

27/04/2016 às 12:49 - Atualizado em 27/04/2016 às 13:39

Aproximadamente 78 mil alunos da rede municipal de ensino passaram, nesta quarta-feira, 27, pela Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE), que avalia a qualidade do ensino das escolas públicas. Alunos do 3º, 4º, 6º e 8º ano do Ensino Fundamental responderam questões de Matemática e Língua Portuguesa, e os de 8º ano, também foram avaliados na disciplina Ciências.

PUBLICIDADE

O resultado da ADE servirá para que as unidades de ensino avaliem os pontos positivos e negativos de suas atividades pedagógicas, e tracem um plano de ação para qualificar a educação oferecida aos alunos. Servirá, também, como ferramenta de auxílio aos diretores e pedagogos.

“Desde 2014 estamos trabalhando com a ADE e a cada ano percebemos o avanço no entendimento do professor. Eles já conseguem perceber a importância dessa avaliação e dos resultados para organizar melhor a escola, para focar no ensino e aprendizagem, porque a partir dos resultados é possível perceber aqueles alunos que ainda estão precisando de reforço”, explicou a chefe da Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Núbia Breves.

Na Escola Municipal Chapeuzinho de Palha, Coroado, zona Leste, aproximadamente 200 estudantes participaram da ADE. A diretora da unidade de ensino, Simone Monteiro Pereira, acredita que a prova não só mostra a real situação do aprendizado dos alunos, mas também é uma espécie de prestação de contas da atuação dos professores em sala de aula.

“É um instrumento importante porque vai avaliar qual o nível de desempenho do aluno. Diante do resultado da avaliação, o professor vai poder trabalhar com os alunos seus potenciais. É um diagnóstico de como os alunos estão no início deste ano e isso é importante porque aí teremos tempo de corrigir as falhas”, observou.

PUBLICIDADE

Já Escola Municipal Leonor Uchôa, São José, zona Leste, 360 estudantes responderam as questões da ADE. Hevellgn Sabrina do Nascimento, 8, do 3º ano, disse que a avaliação foi fácil para os alunos que se dedicaram ao estudo. “Eu não achei difícil a prova, foi só português e matemática. Foi bem tranquila. Não demorei muito para fazer”, afirmou.


AS PROVAS

As provas da ADE apresentaram questões de matemática e língua portuguesa para os estudantes de 3º, 4º e 6º ano, e para os alunos de 8º foram acrescidas questões de ciências. Todas as questões foram elaboradas por técnicos da DAM, que durante o ano inteiro pesquisam e estudam para elaborar os itens. Segundo Núbia Breve, mais duas avaliações serão realizadas este ano. “Teremos a segunda avaliação nos dias 19 e 20 de julho e a terceira em 5 e 6 de outubro”, informou.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Mundo

Papa Leão XIV diz na Espanha que abusos na Igreja seguem como “ferida aberta”

Pontífice destacou necessidade de reparação às vítimas durante visita oficial a Madri.

há 14 minutos

Brasil

Brasil divulga programação após amistoso contra o Egito

Equipe comandada por Carlo Ancelotti retorna ao CT em Nova Jersey e inicia reta final de preparação para a estreia contra Marrocos no Mundial.

há 29 minutos

Brasil

Defesa de Dr. Jairinho vai recorrer da condenação e pede anulação do júri no caso Henry Borel

Advogados do ex-vereador alegam mais de 20 supostas irregularidades durante o julgamento.

há 51 minutos

Esporte

Neymar deve desfalcar o Brasil na estreia da Copa do Mundo contra Marrocos

Atacante da Seleção Brasileira se recupera de lesão na panturrilha e ainda depende de exames para voltar aos treinamentos nos Estados Unidos.

há 2 horas

Esporte

Brasil reage após empate e vence Egito em último amistoso antes da Copa do Mundo

Com gols de Bruno Guimarães e Endrick, equipe comandada por Ancelotti venceu os egípcios após sofrer empate ainda no primeiro tempo.

há 3 horas