Coronavírus

Coronavírus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Adolescentes de 12 a 17 anos imunossuprimidos devem receber a 3ª dose de vacina contra Covid em Manaus

A inclusão da terceira dose no esquema de vacinação foi recomendada pelo Ministério da Saúde.

Por Natan AMPOST

10/02/2022 às 18:32

Redação AM POST

PUBLICIDADE

Os adolescentes de 12 a 17 anos com alto grau de imunossupressão, podem receber, a partir desta sexta-feira, 11/2, em um dos pontos de imunização da Prefeitura de Manaus, a terceira dose (dose adicional) da vacina contra a Covid-19.

A inclusão da terceira dose no esquema de vacinação foi recomendada pelo Ministério da Saúde, por meio de Nota Técnica nº 8/2022, publicada na última quarta-feira, 9, e, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), deve ser aplicada dois meses após a segunda dose.

A titular da Semsa, Shádia Fraxe, informa que os pontos de vacinação estão preparados para receber o público de 12 a 17 anos, para o qual o Ministério da Saúde também prevê a quarta dose, quatro meses após a terceira dose. “Estamos aguardando nossos adolescentes e, para aqueles que ainda não completaram o esquema primário de duas doses, recomendamos fortemente que façam isso o mais rápido possível”, enfatiza.

A secretária orienta que os adolescentes confiram o prazo recomendado para receber a dose adicional (D3). As datas em que foram aplicadas as primeiras doses podem ser verificadas na carteira de vacinação ou no certificado digital, obtido por meio plataforma Imuniza Manaus (imuniza.manaus.am.gov.br).

De acordo com o Ministério da Saúde, as pessoas como alto grau de imunossupressão são as que têm imunodeficiência primária grave, as que fazem quimioterapia para câncer, as transplantadas, as que vivem com HIV/Aids, as que fazem uso de corticoides em doses iguais ou maiores que 20 miligramas/dia pelo período de 14 dias ou mais, as que usam drogas modificadoras de resposta imune, as que têm doenças auto inflamatórias ou doenças intestinais inflamatórias, os pacientes em hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

PUBLICIDADE

Documentos
Para receber a terceira dose, os adolescentes de 12 a 17 anos com imunossupressão devem ir a um dos pontos de vacinação acompanhados de um dos pais ou de um responsável maior de 18 anos.

É obrigatória a apresentação de um documento de identificação com foto, CPF ou Cartão Nacional do SUS e laudo, exame ou receita – original e cópia, que ficará retida para controle. A relação dos documentos específicos está disponível nas redes sociais da Semsa.

Além do público de 12 a 17 anos, o município já está aplicando a terceira dose em todos que têm de 18 anos em diante, com a segunda dose aplicada há, pelo menos, quatro meses. Para o público de 60 anos e mais, o intervalo para a terceira dose é de três meses. Além disso, já está sendo aplicada a quarta dose em pessoas a partir dos 18 anos, com alto grau de imunossupressão, que tenham recebido a terceira dose há quatro meses.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Brasil

Bolsonaro cita Lula ao STF para pedir derrubada de restrições impostas por Moraes

Defesa do ex-presidente afirma que medidas determinadas por Moraes extrapolam os limites legais.

há 13 minutos

Política

Grupo liderado por Omar Aziz diz contar com apoio de 47 prefeitos no Amazonas

Movimento afirma ter ampliado sua base de apoio após novas filiações ao PSD e ao MDB.

há 15 minutos

Manaus

Caminhão tomba e motorista fica preso na cabine na Zona Norte de Manaus

Acidente aconteceu nesta sexta-feira (24), na Travessa Venezuela, no bairro Colônia Terra Nova.

há 17 minutos

Brasil

PP comunica a Lula que federação com União Brasil ficará neutra na eleição presidencial de 2026

Informação foi repassada pelo líder do PP na Câmara, Dr. Luizinho, durante reunião com o presidente Lula no Palácio da Alvorada.

há 31 minutos

Polícia

Mulher suspeita de envolvimento na morte de policial é presa em condomínio na Ponta Negra

Mayara Silva da Silva foi localizada na noite desta sexta-feira (24), em Manaus, e está sendo conduzida para a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS).

há 45 minutos