A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Coronavírus

Nota sobre vacinação infantil foi deturpada, diz ministra

Nota sobre vacinação infantil foi deturpada, diz ministra.

Por Hugo Guimarães

28/03/2022 às 19:15

Agência Senado

PUBLICIDADE

A ministra Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, afirmou nesta segunda-feira (28) que a nota técnica contra a obrigatoriedade de vacinar crianças contra a covid-19 emitida pela pasta, em fevereiro, tinha por objetivo assegurar direitos e liberdades individuais de pais que optassem por não se vacinar ou imunizar seus filhos. Segundo a ministra, a nota foi deturpada pela imprensa.

“A nossa nota foi encaminhada para essas autoridades, falando de direitos e de liberdades fundamentais. No final da nota, a gente coloca: ‘E o serviço Disque 100 está à disposição’. Estávamos esperando as autoridades retornarem: vai ser necessário usar o Disque 100 para reforçar a campanha de vacina, ou não vai ser necessário? Vai ser necessário ouvir reclamação de pais? Enquanto a gente esperava a resposta das autoridades, essa nota vaza, e a imprensa fala que a gente coloca o canal à disposição. E aí, sim, aí foi um problema, porque a sociedade começa a ligar no Disque 100, que não estava pronto para receber, que não tinha fluxo”, disse Damares, em sessão da Comissão de Direitos Humanos do Senado.

A ministra foi convocada pelos senadores para explicar a nota e a disponibilização do disque-denúncia para receber acusações de “discriminação” de cidadãos e pais que optaram por não se vacinarem ou não vacinarem seus filhos contra a covid-19.

O uso do canal para este tipo de denúncia foi proibido pelo ministro Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski. Na ocasião, além de proibir o uso do Disque 100 para denúncias sobre vacinação, o ministro exigiu que o governo federal reformulasse notas técnicas expedidas pelos ministérios da Saúde e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, nas quais o Executivo se opunha à exigência de passaporte de comprovação de vacina e a obrigatoriedade de imunização de crianças contra a covid-19.

“As referidas Notas Técnicas, ao disseminarem informações matizadas pela dubiedade e ambivalência, no concernente à compulsoriedade da imunização, prestam um desserviço ao esforço de imunização empreendido pelas autoridades sanitárias dos distintos níveis político-administrativos da Federação, contribuindo para a manutenção do ainda baixo índice de comparecimento de crianças e adolescentes aos locais de vacinação, cujo reflexo é o incremento do número de internações de menores em unidades de terapia intensiva – UTIs em 61% em São Paulo”, destacou o ministro na decisão.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Polícia

Homem é esfaqueado após sobrinho buscar vingança por ataque contra tio em Manaus

Suspeito de 20 anos fugiu após atingir a vítima durante discussão no bairro Lago Azul, na Zona Norte da capital..

há 4 minutos

Amazonas

Delegado do 1º DIP afirma que investigador alvo de operação da PF pode ter sido incluído por engano

Cícero Túlio diz que servidor apresentou registros que indicam que estava em casa com o filho no momento dos fatos investigados pela Polícia Federal.

há 9 minutos

Esporte

Neymar apresenta evolução em recuperação, mas segue sem prazo para voltar aos treinos

Nova ressonância apontou melhora clínica do atacante, que continua em tratamento durante a preparação para a Copa do Mundo.

há 21 minutos

Mundo

Trump é vaiado durante final da NBA em Nova York e reforço na segurança afeta torcedores

Presidente dos EUA assistiu à partida entre Knicks e Spurs no Madison Square Garden e recebeu reação negativa de parte do público.

há 47 minutos

Polícia

Acusado de mandar matar Bruno Pereira e Dom Phillips vai a júri popular no Amazonas

Justiça Federal aceita denúncia do MPF contra Rubens Villar Coelho, o “Colômbia”, por duplo homicídio qualificado e ocultação de cadáver.

há 53 minutos