Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Chico Preto apresenta soluções em Fórum da Zona Franca de Manaus

Pré-candidato ao Senado Federal pelo Avante pontua estratégia para indústria, comercio e agropecuária.

Por Natan AMPOST

27/04/2022 às 21:33 - Atualizado em 28/04/2022 às 11:24

Redação AM POST

PUBLICIDADE

Durante o 7º Fórum Permanente de Articulação com a Zona Franca de Manaus (FOPAZFM), realizado na tarde de terça-feira (27), no auditório da Federação das Indústrias do Amazonas (FIEAM), o pré-candidato a Senador da República, Chico Preto (Avante), discursou sobre a solução econômica que trata de três principais frentes para enfrentar de forma objetiva e energética a realidade no Amazonas.

O pré-candidato pelo Avante, afirma que a defesa da Zona Franca de Manaus (ZFM), precisa ser feita junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). “Precisamos discutir que as empresas vieram para o Amazonas de forma combinada. Houve investimento. Além de ter a garantia do compromisso do Governo Federal e Estadual. De repente é desfeito o acordo, prejudicando não apenas os empresários, mas todos que dependem dessas empresas”, disse Chico Preto.

A segunda solução manifestada por Chico Preto, foi a renúncia fiscal do Amazonas para que as empresas não precisem ir embora do Estado. “A discussão desses cenários torna-se essencial para olhar o futuro, garantindo não apenas a visualização dos lucros econômicos, mas rendendo interesses de mais investimentos na ZFM”, declara o político.

De acordo com o discurso do pré-candidato ao Senado pelo partido do Prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), lembra também que o Brasil tem o setor do agronegócio, aplicando no Amazonas a reserva de potássio, principal componente para produção de fertilizante. “O nosso Estado poder estar no negócio, tem que seguir de regra fertilizante. Criando o polo petroquímico certo que participará a Prefeitura, Federação do Comércio, UEA, UFAM e uma série de atores comunitários, gerando emprego e renda produtivo, incentivando outras empresas de fora a vir para o Amazonas, utilizando os incentivos fiscais da Zona Franca”, conclui Chico.

Para o produtor rural, Marcos Henrique, que trabalha há 18 anos no setor primário, lembra que a situação real da Zona Franca precisa de solução emergente, ainda mais com os novos rumos da possível decisão que pode manter o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). “O governo estadual e municipal, juntos podem elaborar novas formas de exploração e beneficiamento dos minérios, produtos que temos em nossa região. Não podemos ficar reféns somente de produtos industrializados. É preciso investir na indústria mineral. A região norte do País pode e deve começar a produzir insumos que serão consumidos na agricultura, pecuária, entre outros”, afirma o produtor.

O Fórum, criado pelo decreto municipal n° 5.049/2021, tem por finalidade de promover e estimular a integração entre os segmentos econômicos que compõem a ZFM.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Polícia

Homem é preso após tentar furtar duas peças de picanha de supermercado em Manaus

Suspeito teria escondido duas peças de carne avaliadas em quase R$ 250 dentro da roupa, mas acabou descoberto pela equipe de segurança do estabelecimento.

há 4 minutos

Manaus

Governador Roberto Cidade vistoria obras que ampliam e modernizam estrutura do SPA São Raimundo

Governador vistoriou as obras nesta quarta-feira (12) e afirmou que unidade, que recebe cerca de 400 pacientes diariamente, terá estrutura ampliada.

há 9 minutos

Política

Contradição: Maria do Carmo que promete rigor contra agressores cumpre agenda com aliado acusado de violência doméstica

Presença de Rosses em agenda de Maria do Carmo reacende questionamentos sobre a aliança política diante do discurso da candidata em defesa das mulheres.

há 48 minutos

Amazonas

Rio Negro desce 52 cm em uma semana em Manaus com chuvas abaixo da média na Amazônia

Vazante ganhou intensidade na Bacia do Amazonas, mas maioria dos rios ainda apresenta níveis dentro da normalidade para o período, segundo o Serviço Geológico do Brasil.

há 50 minutos

Polícia

Homem invade casa da ex, tenta enforcá-la e ameaça esquartejá-la por causa de celular no interior do Amazonas

Segundo a Polícia Militar, jovem de 22 anos invadiu apartamento, enforcou a vítima e fez ameaças com uma faca e um terçado.

há 1 hora