Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Preços abusivos de passagens aéreas para o Festival de Parintins são criticados na Aleam

Apesar das empresas de aviação terem o benefício de isenção do ICMS na compra do querosene, as vantagens não têm chegado ao consumidor final.

Por Natan AMPOST

17/05/2022 às 21:39

Redação AM POST

PUBLICIDADE

O aumento expressivo nos valores das passagens aéreas vem afetando diretamente os moradores do interior do Amazonas. Apesar das empresas de aviação terem o benefício de isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na compra do querosene, com o intuito de facilitar a operação no Estado, as vantagens não têm chegado ao consumidor final. O deputado estadual Saullo Vianna (UB) trouxe a pauta para a tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta terça-feira (17), e alegou que acionará os órgãos competentes para que as empresas façam esclarecimentos em torno do assunto.

Saullo afirmou que se unirá à Comissão de Defesa do Consumidor da Aleam, com o objetivo de acionar o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) para que o órgão notifique as empresas de aviação que operam no Estado, a fim de trazer esclarecimentos sobre os valores praticados.

“Também vamos procurar a Defensoria Pública para que possamos entrar com uma ação pedindo que as empresas mostrem a composição de custos, e assim sabermos como as empresas chegam a esses valores. Nós vamos lutar para que possamos trazer os preços para um valor justo. E se for comprovado que as empresas não estão abatendo o valor do ICMS no preço final aos clientes, vamos lutar para que, pelo menos, o decreto que concede esse incentivo seja revogado, pois estamos tendo perda de receita estadual”, afirmou.

Como comparativo, o deputado usou o aumento das passagens aéreas que estão sendo vendidas para o período do Festival Folclórico de Parintins. Um trecho de ida até a Ilha Tupinambarana tem custado de R$ 1,5 mil a R$ 3,2 mil.

PUBLICIDADE

“Os valores das passagens estão absurdas, e são viagens que demoram de 40 minutos a 1 hora. Também temos observado esse aumento nos valores das lanchas, que tem sido cobrado o dobro do que é praticado fora do período da festa. E isso afeta também moradores de São Gabriel da Cachoeira, Tefé, Carauari”, acrescentou.

Isenção de ICMS
A portaria nº 189/2019 da Secretaria do Estado da Fazenda (Sefaz), publicada em 16 de abril de 2019, prorrogou o credenciamento das empresas para cotas mensais de querosene de aviação (QAV), destinado ao cálculo de ICMS com esses combustíveis a ser consumido exclusivamente na prestação de serviço de transporte aéreo de passageiros. Segundo o deputado, com esse benefício concedido pelo governo, o Estado deixa de recolher o valor para que as empresas permaneçam operando e, em contrapartida, ofereçam um preço de passagem mais justo.

“O que estamos observando é justamente o contrário, as empresas estão ganhando mais. Quando a gente fala de isenção, a gente fala de renúncia fiscal. Ou seja, é um recurso que deixa de entrar nos cofres do Estado para que possa ser investido na saúde, infraestrutura, setor primário. E hoje essa isenção fiscal não está chegando até o consumidor”, pontuou o deputado.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

IPVA em agosto

Motoristas em alerta: IPVA de placas final 6 vence no dia 31 de agosto no Amazonas

Prazo para regularização termina neste mês; atraso pode fazer o proprietário perder descontos e impedir o licenciamento do veículo

há 3 segundos

Manaus

Assista momento em que corpos carbonizados de crianças são retirados de casa após incêndio em Manaus

Rodolfo e Anthony, de 10 meses e 2 anos, morreram carbonizados durante incêndio em uma kitnet na Zona Oeste de Manaus

há 4 minutos

Manaus

“Fui comprar pão”: mãe é presa após filhos morrerem em incêndio dentro de casa em Manaus

Rodolfo, de 10 meses, e Anthony, de 2 anos, estavam sozinhos no imóvel quando o fogo começou; casal havia saído para comprar algo e avô tentou salvar as crianças.

há 8 minutos

Manaus

“Não salvei eles”: avô fica queimado após tentar resgatar netos de incêndio em Manaus

Bebê de 10 meses e criança de 2 anos estavam deitadas em uma cama quando o fogo começou

há 41 minutos

Manaus

Tristeza e dor: crianças morrem queimadas dentro de casa durante incêndio em Manaus

Bebê de 10 meses e criança de 2 anos morreram durante incêndio em uma casa de dois andares no Parque São Pedro, Zona Oeste da capital.

há 1 hora