A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Veja Mais

Justiça nega habeas corpus a policial bolsonarista que matou tesoureiro do PT

A defesa de Guaranho havia pedido que a prisão preventiva fosse transformada em prisão domiciliar humanitária.

Por Hugo Guimarães

14/08/2022 às 13:37

Agência Brasil

PUBLICIDADE

A Justiça do Paraná negou o pedido de habeas corpus (HC) em favor do policial penal Jorge Guaranho, denunciado por homicídio qualificado por matar a tiros o guarda municipal Marcelo Arruda. A defesa de Guaranho havia pedido que a prisão preventiva fosse transformada em prisão domiciliar humanitária. Com isso Guaranho segue preso no Complexo Médico Penal, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

Na decisão, tomada na noite de ontem (13), o desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) manteve a prisão preventiva do acusado com o argumento de que o cenário “conturbado”, em razão da proximidade das eleições.

Segundo o magistrado, a concessão da prisão domiciliar pode “gerar novos conflitos entre pessoas com diferentes preferências político-partidárias”. Guaranho é apoiador do presidente Jair Bolsonaro e Arruda era tesoureiro do PT em Foz do Iguaçu e apoiador do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

No pedido a defesa de Guaranho argumentou que a ordem de prisão preventiva seria ilegal e que o policial penal não apresentava riscos à ordem pública. “A intolerância, motivada por exagerada paixão, não pode ser aceita e deve ser coibida pelo Poder Judiciário, tendo em vista as eleições que se avizinham e o panorama o atual processo eleitoral, sob pena de consequente sensação de impunidade, que poderá gerar novos conflitos entre pessoas com diferentes preferências político-partidárias”, argumentou o desembargador.

A defesa também alegou que Guaranho ainda se recupera dos ferimentos sofridos durante o episódio que resultou na morte de Arruda e que precisaria de cuidados especiais para se restabelecer. “Ele sequer consegue andar, sua visão está comprometida, não tem condições de se alimentar sozinho e, evidentemente, não consegue realizar a sua higiene pessoal” argumentou a defesa.

Ao manter a preventiva, o desembargador reforçou o fato de que “a Administração Pública tem plenas condições de prestar a assistência de que necessita o paciente”. “Da atenta leitura do quanto se tem nos autos de origem, ao que tudo indica, ele necessita de cuidados a serem dispensados por médicos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos visando tão somente sua reabilitação física, nada apontando para eventual risco de morte”, apontou o desembargador.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Amazonas

Festival de Parintins 2026 mobiliza mais de 80 profissionais de saúde e reforça atendimento com UTI aérea, ambulâncias e Barco Hospital

Estrutura especial começa a ser ativada antes da festa para garantir assistência médica a moradores, trabalhadores e turistas.

há 2 minutos

Manaus

Moradores de áreas que desabaram em Manaus seguem recebendo contas de água e energia, e Defensoria abre apuração

Famílias relatam cobranças mesmo após perda dos imóveis; audiência pública busca solução para evitar prejuízos aos moradores.

há 28 minutos

Amazonas

Festival de Parintins projeta cidade para o mundo e impulsiona turismo, renda e oportunidades na Amazônia

Evento movimenta a economia local, fortalece o turismo cultural e consolida Parintins como um dos principais destinos da região Norte.

há 45 minutos

Roraima

Às vésperas da eleição suplementar, MPT apura possível assédio eleitoral em secretaria do governo de Roraima

Recomendação foi direcionada ao governo estadual após denúncia sobre divulgação de propaganda eleitoral em canal institucional.

há 49 minutos

Polícia

Operação apreende cerca de 3 toneladas de carne irregular em Nhamundá

Produtos eram transportados sem refrigeração e documentação; carga foi descartada por representar risco à saúde pública

há 1 hora