Educação

Educação


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

TCE suspende licitação de R$ 26,2 milhões do Estado para compra de livros

Elizângela Marinho verificou que o material a ser adquirido pela Seduc é o mesmo “fornecido gratuitamente pelo Banco Central do Brasil.

Por Natan AMPOST

22/06/2016 às 17:20

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), conselheiro Ari Moutinho Júnior, suspendeu, por meio de medida cautelar, o processo licitatório da Comissão Geral de Licitação do Estado, para a contratação, por meio de registro de preços, de empresa especializada no fornecimento de coleção de educação financeira — ao custo de R$ 26,2 milhões — para o Ensino Fundamental 2, com livros didático, portal de educação financeira, material paradidático e curso de capacitação de professores incluídos no pacote. O despacho foi assinado na tarde da última terça-feira (21).

PUBLICIDADE

A decisão atendeu à representação da procuradora de contas, Elizângela Lima Costa Marinho, que verificou que o material a ser adquirido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do certame, é o mesmo “fornecido gratuitamente pelo Banco Central do Brasil, conforme consulta ao site da instituição bancária e ao decreto nº 739/2010, que instituiu a Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef )”. Na representação, a procuradora apontou ainda um possível direcionamento de licitação.

Em seu despacho, embora reconheça que o material da licitação seja mais amplo e direcionado que o oferecido pelo governo federal, o conselheiro Ari Moutinho Júnior concordou com o argumento do MPC e ponderou que a grave crise econômica nacional não permite que entes federativos não otimizem os gastos de seus escassos recursos públicos, especialmente ao Estado do Amazonas, que têm noticiado reordenamentos na área da saúde, para não comprometer a prestação do serviço à população.

Ao tomar conhecimento que a abertura das propostas técnicas do certame já ocorreu no último dia 9, com uma única empresa interessada e habilitada — a Serendipe Editora Ltda. —, o conselheiro determinou a suspensão do processo na fase em que está e a determinou a notificação do presidente da CGL/AM, Epitácio de Alencar e Silva Neto; da vice-presidente da CGL/AM, Cláudia Silva Thomaz Lima; do secretário da Seduc, do Algemiro Ferreira Lima Filho, e do secretário de Estado da Fazenda (Sefaz), Afonso Lobo Moraes, para que apresentem justificativas à Corte de Contas, em um prazo de 15 (quinze) dias, sob pena de o certamente ser posteriormente cancelado.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

AGU submissa

Messias obedece pedido de Janja e corre para derrubar Discord do ar no Brasil

AGU prepara ação contra Discord logo após pedido da primeira-dama.

há 3 minutos

Manaus

Ônibus terão rotas alteradas em Manaus neste domingo (9); veja quais linhas terão desvio

Bloqueios começam às 15h e seguem até a madrugada de segunda-feira (10); motoristas e passageiros de ônibus terão que utilizar rotas alternativas na região.

há 18 minutos

Tragédia

EUA: pai acusado de matar esposa e 6 filhos não será velado pela família

Família das vítimas organiza cerimônia em homenagem à mãe e às crianças, enquanto decide excluir o homem apontado pelas autoridades como autor da chacina.

há 35 minutos

Polícia

Moradores se deparam com corpo boiando em igarapé na Zona Leste de Manaus

Cadáver foi localizado no final da manhã desta sexta-feira (7), na região da Alameda Alphaville. Policiais da 9ª Cicom foram acionados e acompanham a ocorrência.

há 1 hora

Manaus

Motorista teria dormido ao volante após excesso de corridas e causado acidente que deixou 13 feridos em Manaus

Segundo o IMMU, o motorista teria perdido o controle após cochilar ao volante; 13 vítimas foram encaminhadas para unidades da rede estadual de saúde.

há 1 hora