A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Eleições 2022

Chico Preto entra com recurso no TRE-AM e pede aprovação de sua candidatura avulsa ao Senado

O político recorreu contra o indeferimento do pedido de registro de sua candidatura proferido na terça-feira (30).

Por Natan AMPOST

31/08/2022 às 19:04 - Atualizado em 31/08/2022 às 19:09

Redação AM POST

O ex-vereador Chico Preto (Avante) entrou com recurso nesta quarta-feira (31) contra decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) que indeferiu ontem (30) o pedido de registro de sua candidatura avulsa ao Senado. O relator do processo é o desembargador eleitoral Kon Tsih Wang.

PUBLICIDADE

O partido de Chico Preto se coligou ao União Brasil, que definiu o Coronel Menezes (PL) para a disputa ao Senado, na chapa de reeleição do governador Wilson Lima (UB). O PL exigiu que nenhum partido da coligação lançasse outro nome ao cargo além do militar.

Chico Preto afirmou que vai embargar a decisão, uma vez que, segundo ele, “existem muitos pontos que não foram enfrentados”.

Na ação movida pelo político ele destaca que o Avante não oficializou a escolha de um nome para concorrer ao cargo de senador e que sua participação na coligação partidária é apenas de apoio aos cargos de governador e vice.

“Conforme consta no Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) da coligação a qual o partido AVANTE faz parte, não há qualquer indicação de nome ao cargo de senador, seja outro nome do partido ou de outra agremiação partidária”, diz trecho da ação.

PUBLICIDADE

“Mais que isso, da detida análise da juntada do DRAP da mesma “coligação partidária”, da qual o AVANTE fez parte apenas para os cargos de Governador e Vice, também não há qualquer indicação relativa a vaga de senado a ser ocupada por indicação do AVANTE, seja seus filiados ou não”, frisa outro trecho.

Chico também afirma na ação que durante pré-campanha ele foi indicado pelo partido como pré-candidato ao senado, isso inclusive com fala pública do Presidente do legenda, prefeito de Manaus David Almeida.

Leia mais: “Chico Preto é o meu candidato a senador”, afirma Prefeito de Manaus David Almeida

“Bem antes da grande convenção partidária, o Presidente do Partido disse que dentre os possíveis candidatos ao senado indicados pela Coligação a que fazia parte, ele não apoiaria nenhum, no sentido de fortalecer a candidatura do seu filiado, ora Embargante [Chico]”, diz outro trecho.

Leia a ação na íntegra:Embargos de Declaração Chico Preto TRE AM

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Polícia

Homem é encontrado morto próximo a condomínio de luxo na zona Oeste de Manaus

Testemunhas relataram que a vítima teria sido levada por criminosos até o local onde foi encontrada morta na tarde desta sexta-feira.

há 4 minutos

Mundo

Caminhão quebra no deserto do Saara e 49 pessoas morrem de sede

Tragédia ocorreu em uma das regiões mais hostis do Saara; sobreviventes caminharam mais de 50 quilômetros para pedir socorro.

há 27 minutos

Polícia

Foragido da Justiça é preso com drogas, armas e munições em flutuante no Amazonas

Suspeito utilizava estrutura flutuante para armazenar entorpecentes e foi autuado por tráfico, posse de arma de uso restrito e corrupção de menores.

há 29 minutos

Brasil

Ator José Patrik é encontrado morto em suíte de motel

Artista de 32 anos estava acompanhado de dois homens, que deixaram o local antes da descoberta do corpo.

há 38 minutos

Brasil

Desaparecimento de bebê completa dois meses e polícia analisa dados de celulares apreendidos

Polícia Civil segue analisando materiais apreendidos e realizando diligências para esclarecer o desaparecimento da criança ocorrido em março.

há 50 minutos