A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Eleições 2022

Eleitores terão mais tempo para conferir voto na urna eletrônica

Som confirmará voto após escolha de cada candidato.

Por Hugo Guimarães

08/09/2022 às 12:27 - Atualizado em 08/09/2022 às 12:28

Agência Brasil

PUBLICIDADE

Os eleitores terão um tempo extra para conferir o voto na urna eletrônica no pleito es de outubro deste ano. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pela primeira vez, a urna eletrônica liberará a confirmação do voto (no botão verde “confirma”) após 1 segundo do preenchimento completo dos números dos candidatos para cada cargo.

“A cada uma das cinco confirmações de voto, a urna emitirá um som breve. Ao fim, depois da escolha do candidato a presidente, o aparelho emitirá o clássico som, mas por um período mais longo”, explicou, em comunicado, o tribunal. O objetivo da medida é estimular a conferência do voto e impedir que o eleitor confirme sem querer.

O primeiro turno das eleições gerais será realizado no dia 2 de outubro e um eventual segundo turno ocorre no dia 30 do mesmo mês. Serão escolhidos candidatos para cinco cargos.

O primeiro voto a ser dado na urna é para deputado federal, com quatro dígitos. Em seguida, o eleitor deve escolher o candidato a deputado estadual, ou distrital, no caso dos eleitores do Distrito Federal, com cinco dígitos. Depois, deve votar para senador, com três dígitos, e, então, para governador, dois dígitos. O último voto será para presidente da República, também com dois dígitos.

Em seu portal, o TSE disponibiliza um simulador de votação da urna eletrônica para as eleições deste ano, já com o tempo a mais para a confirmação do voto.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Brasil

Flávio Bolsonaro pede que Moraes seja declarado suspeito e afastado de investigação do caso Vocaro

Os advogados de Flávio argumentam que Moraes não teria imparcialidade para julgar questões relacionadas ao empresário Daniel Vorcaro.

há 18 segundos

Brasil

Lula aprova renovação automática da CNH para motoristas sem multas

A proposta já havia sido aprovada pelo Senado Federal e agora passa a valer oficialmente em todo o país.

há 26 minutos

Caso Evilázio

Acusado injustamente, morador é inocentado pela polícia no caso da morte de comerciante em Manaus

Marcas de sangue deixadas por um dos criminosos em sua motocicleta levaram à suspeita inicial da polícia.

há 28 minutos

Brasil

Mendonça arquiva ação contra deputado acusado de propaganda antecipada pró-Flávio Bolsonaro

Inicialmente, o caso foi protocolado no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).

há 1 hora

Caso Evilázio

Polícia procura suspeitos de latrocínio que matou comerciante em Manaus; um deles tem três mandados de prisão

Investigação aponta que grupo invadiu mercadinho em busca de R$ 120 mil e acabou matando o comerciante Evilázio Alves da Silva.

há 1 hora