A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Protestos violentos explodem no Haiti por aumento de preços de combustível e crime desenfreado

Houve disparos de armas, bloqueios de vias e pneus em chamas.

Por Hugo Guimarães

14/09/2022 às 08:08

Reuters

PUBLICIDADE

Moradores da capital do Haiti, Porto Príncipe, se abrigaram em casa na terça-feira enquanto disparos de armas de fogo, bloqueios de estradas e pneus em chamas foram tomaram as ruas da cidade, e manifestantes atiraram pedras em uma resposta enfurecida aos novos aumentos dos preços dos combustíveis e à criminalidade.

As últimas manifestações ocorrem após a inflação no país atingir seu nível mais alto em uma década, a violência crônica de gangues deixar grande parte do território do Haiti fora do controle do governo, e os surtos de batalhas sangrentas entre gangues rivais deixarem centenas de mortos e milhares de deslocados.

O início do ano letivo foi adiado em um mês, até outubro, enquanto os pais lutam para sobreviver, e a vida diária de inúmeros haitianos é pontuada por uma busca aparentemente interminável por combustível. Enquanto isso, os custos de deslocamento aumentaram, assim como os preços de muitos alimentos básicos.

Os haitianos estão agora se preparando para aumentos nos preços dos combustíveis, após um discurso de domingo do primeiro-ministro Ariel Henry, em meio a uma crescente escassez de gasolina e diesel que pode forçar o fechamento de algumas empresas.

Vídeos que circulam nas redes sociais na terça-feira ressaltam a terrível situação. Um deles mostra um homem tentando andar de moto por uma rua bloqueada enquanto outro homem o acerta com pedras até ele tombar. O homem se levanta mancando e encara seu agressor, quando o vídeo é interrompido.

Outro vídeo mostra dezenas de haitianos se espalhando pela rua após o som de tiros, depois muda para cenas de pessoas sendo atendidas depois de aparentemente sofrerem ferimentos a bala.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Polícia

Festival de Parintins 2026 termina sem homicídios e com queda de 51% nos furtos, diz SSP-AM

Balanço da Secretaria de Segurança Pública aponta redução nos índices de criminalidade, oito prisões e reforço tecnológico durante os dias do festival.

há 13 minutos

Amazonas

Roberto Cidade inaugura novo núcleo da UEA em Boa Vista do Ramos com capacidade para 600 alunos

Nova unidade da Universidade do Estado do Amazonas amplia o acesso ao ensino superior gratuito.

há 14 minutos

Esporte

Próximo jogo do Brasil na Copa: veja data e horário nas oitavas de final

Seleção Brasileira derrotou os japoneses por 2 a 1 e agora terá quase uma semana de preparação para o mata-mata do Mundial.

há 52 minutos

Amazonas

Caprichoso conquista o pentacampeonato do Recicla, Galera 2026 no Festival de Parintins

Boi azul vence a edição de 2026 da competição ambiental e reforça liderança em ações de reciclagem durante o Festival Folclórico de Parintins.

há 1 hora

Amazonas

Vídeo mostra fila de embarcações deixando Parintins após encerramento do festival

Milhares de turistas e torcedores iniciaram o retorno a Manaus na manhã desta segunda-feira (29).

há 2 horas

Ao Vivo