A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Eleições 2022

“Ausência do presidiário em debate demonstra que ele não tem compromisso com a população”, diz Bolsonaro sobre Lula

Jair Bolsonaro, Ciro Gomes, Simone Tebet, Soraya Thronicke, Felipe D’Avila e Padre Kelmon estão presentes. O candidato Lula não compareceu.

Por Natan AMPOST

24/09/2022 às 17:57 - Atualizado em 24/09/2022 às 18:00

Estadão Conteúdo

As críticas a Lula já começaram antes mesmo do debate. Na chegada, os candidatos lamentaram a ausência do líder nas pesquisas. O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição e principal adversário de Lula, atacou o petista ao chegar. “A ausência do presidiário, do ex-presidiário demonstra que ele não tem compromisso com a população. Em 2018, eu não compareci por causa da facada e fui massacrado pelo PT”, afirmou.

PUBLICIDADE

Jair Bolsonaro, Ciro Gomes, Simone Tebet, Soraya Thronicke, Felipe D’Avila e Padre Kelmon estão presentes. O candidato Lula não compareceu

O presidente alegou que Lula “foi muito mal” no debate realizado pela Band, no início da campanha, e voltou a acusar o petista de ser responsável por esquemas de corrupção. “Foi tirado da cadeia e ‘descondenado’ por amigos no STF (Supremo Tribunal Federal). Ele é candidato, mas não tem condições morais de ocupar a Presidência.”

O candidato do PDT, Ciro Gomes, lamentou a ausência do adversário. Para ele, Lula está de salto alto.

“É lamentável que um candidato que diz que precisa fazer voto útil para enfrentar o fascismo, e estigmatiza o fascismo da ponte adversária, não venha, na presença do adversário, mostrar o fascismo dele”, afirmou Ciro ao chegar. “Eu estou aqui para denunciar a corrupção, o fascismo e, mais do que tudo, mostrar que o Brasil tem saída”, disse.

PUBLICIDADE

Ciro afirmou que um candidato, quando falta a um debate, ou está de salto alto ou sabe que terá de enfrentar coisas que não tem como explicar. “No caso do Lula, é os dois”, disse o pedetista, que voltou a bater na corrupção nos governos do PT.

A candidata do União Brasil, Soraya Thronicke, por sua vez, avaliou a ausência de Lula como um “ato de covardia”. “Comparecer ao debate é obrigação do candidato e direito do eleitor”, afirmou Soraya ao chegar ao debate.1 “Entendo que é ato de covardia do candidato. Você pode organizar sua agenda. A desculpa que foi dada é esfarrapada. É desrespeito.”

O candidato do Novo, Felipe d’Avila, criticou o pedido por “voto útil” no primeiro turno, incentivado por Lula. “Voto útil para quem? Não é para o povo. Útil para o povo é o voto que vai livrar o Brasil da política populista que esses candidatos pregam”, afirmou ao chegar ao SBT, em referência ao petista e Jair Bolsonaro. O candidato também disse que a polarização fez com que propostas não fossem discutidas ao longo da campanha. “Minimalismo político empobreceu a eleição”, afirmou.

O petista atribuiu, em coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 23, a falta a conflitos de agenda e desconhecimento de um dos debatedores. Lula disse que, quando o debate foi agendado, ele já tinha comícios marcados. Ele afirmou também que não teve tempo para conhecer o novo candidato, que ele “nem sabe quem é”, em referência a Padre Kelmon (PTB).

Os veículos de imprensa que organizam o debate, informam que a formação do pool ocorreu antes mesmo da sugestão dada pelo petista e que, desde 22 de março, todas as campanhas estavam informadas da data do evento.

Em nota divulgada também na sexta, o conjunto de veículos de comunicação informou que recebeu com surpresa a justificativa, pois, “diferentemente do que foi declarado pelo candidato, a formação do pool deu-se antes mesmo da sugestão feita por sua campanha”. A parceria foi firmada em março deste ano.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Brasil

Servidora desaparecida é encontrada morta em cova rasa no Ceará

Maria Itelvina Monteiro de Arruda, conhecida como “Mocinha”, estava desaparecida desde terça-feira e foi localizada em uma área de mata em Camocim.

há 7 minutos

Festival de Parintins

Festival de Parintins terá distribuição de 600 mil copos de água tratada durante programação

Governo do Amazonas e Cosama firmam parceria para reforçar hidratação de torcedores, artistas e trabalhadores durante o Festival de Parintins 2026.

há 12 minutos

Amazonas

Aeronave não tripulada começa a operar no combate ao narcotráfico no Amazonas

Equipamento tem autonomia de até 12 horas de voo e será utilizado no monitoramento de áreas de difícil acesso, especialmente na região do rio Solimões.

há 38 minutos

Brasil

Ex-integrante do PCC cita Virginia e Carlinhos Maia em acusações sobre bets: ‘Serão presos’

Influenciador fez novas declarações nas redes sociais envolvendo apostas esportivas e mencionou nomes conhecidos da internet..

há 38 minutos

Manaus

Parque 10, Flores e mais bairros terão falta de energia neste sábado em Manaus

Desligamentos programados pela Âmbar Energia vão atingir bairros das zonas Centro-Sul, Sul e áreas rurais da capital..

há 1 hora