A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Eleições 2022

Presidente do TSE apresenta sala de totalização de votos

Participaram do evento representantes de entidades fiscalizadoras.

Por Hugo Guimarães

28/09/2022 às 12:44

Agência Brasil

PUBLICIDADE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, apresentou hoje (28) a representantes das entidades fiscalizadoras das eleições a chamada sala de totalização, em que servidores da Justiça Federal farão o monitoramento da soma dos votos nas Eleições 2022.

O local, formado por divisórias de vidro, montadas dentro do Centro de Divulgação das Eleições (CDE), no terceiro andar do TSE, estará aberto, a partir das 16h30 do próximo domingo (2), para que as entidades fiscalizadoras das eleições possam acompanhar o andamento da totalização de votos.

“É uma sala aberta, uma sala clara, não é nem uma sala secreta, nem uma sala escura”, afirmou Moraes, referindo-se a boato de que haveria contagem de votos em uma sala secreta no TSE.

A Seção de Totalização, como é oficialmente chamada, é composta por diversos computadores e telas nas quais os servidores do TSE monitoram o sistema de totalização de votos – um conjunto de programas desenvolvidos pela Justiça Eleitoral especificamente para somar os boletins de urna impressos. “Essas pessoas não contam votos, essas pessoas monitoram o ambiente de informática para que os sistemas, já lacrados, sejam executados de forma adequada, sem sobressaltos”, explicou Júlio Valente, secretário de Tecnologia da Informação do TSE.

O presidente do TSE reforçou que a contagem é feita pelos sistemas desenvolvidos e lacrados pela Justiça Eleitoral e cujos códigos foram previamente inspecionados pelas entidades fiscalizadoras das Eleições 2022. “A sala de totalização acompanha justamente para evitar algum problema na rede, para evitar alguma sobrecarga”, acrescentou o ministro.

PUBLICIDADE

Diversos representantes de partidos e de algumas das dezenas entidades fiscalizadoras das eleições, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Ministério Público (MP), a Polícia Federal (PF), o Tribunal de Contas da União (TCU), da Controladoria-Geral da União (CGU) e o ministro da Defesa, Paulo Sergio Nogueira, estiverem presentes, nesta manhã no TSE, para conhecer a sala de totalização. Também compareceram os membros de missões de observação internacionais.

Todos assistiram a uma apresentação do secretário Júlio Valente sobre o funcionamento da sala de totalização. De acordo com ele, nenhum questionamento foi feito durante a apresentação.

O TSE convidou também todos os candidatos a presidente e vice-presidente da República a participarem da apresentação da Seção de Totalização na manhã desta quarta-feira (4), mas nenhum dos candidatos ou candidatas compareceu ao local.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Brasil

Justiça converte pena de jornalista em prisão por dívida relacionada a condenação contra Carla Zambelli

Defesa afirma que jornalista não tinha condições financeiras para quitar a dívida e havia solicitado parcelamento dos valores estabelecidos pela Justiça.

há 5 horas

Política

Maria do Carmo registra baixa adesão de eleitores no interior do AM após evento esvaziado em Manaus

Pré-candidata do PL cumpriu agenda política ao lado de vereadores aliados.

há 5 horas

Brasil

André Mendonça manda retirar tornozeleira de irmão de Ciro Nogueira

Decisão do ministro do STF considerou que não há indícios de fuga ou de tentativa de interferência nas investigações relacionadas ao caso Banco Master.

há 5 horas

Eleições 2026

Augusto Cury explica por que escolheu Manaus para lançar pré-candidatura à Presidência da República

Studio 5 lotou durante ato político que marcou entrada do escritor na disputa presidencial de 2026.

há 6 horas

Brasil

Homem que tentou estuprar nutricionista implora a juiz para não ficar preso: “voto de confiança”

Vítima conseguiu escapar após cerca de 30 minutos de luta corporal; investigado possui histórico criminal e teve prisão preventiva decretada.

há 6 horas