A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Veja Mais

Alexandre de Moraes determina o bloqueio de contas de empresários que financiam atos golpistas

Entre os envolvidos estão políticos, policiais, ex-policiais, servidores públicos, sindicalistas, fazendeiros, empresários do agronegócio e donos de estandes de tiro.

Por Hugo Guimarães

18/11/2022 às 11:23

Redação AM POST

PUBLICIDADE

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou bloquear a conta bancária de 43 empresas e empresários suspeitos de financiar os atos golpistas pelo País. Na decisão, o magistrado diz que, diante da possibilidade de uma escalada nos atos antidemocráticos, o bloqueio imediato das contas pelo Banco Central é ‘necessário, adequado e urgente’.

Na última quarta-feira (16), relatórios enviados pelas polícias Militar, Civil e Federal e pelo Ministério Público nos estados ao Supremo Tribunal Federal apontam supostas lideranças e financiadores dos protestos bolsonaristas que fecharam rodovias após a vitória de Lula (PT).

Entre os envolvidos estão políticos, policiais, ex-policiais, servidores públicos, sindicalistas, fazendeiros, empresários do agronegócio e donos de estandes de tiro.

Também nesta quarta, o Governo do Distrito Federal havia identificado proprietários de 243 envolvidos em um protesto em frente ao Quartel General do Exército em Brasília. A manifestação foi citada por Moraes na decisão. O ministro classificou a motivação do protesto que pedia intervenção militar como ‘absurda’.

‘O deslocamento inautêntico e coordenado de caminhões para Brasília/DF, para ilícita reunião nos arredores do Quartel General do Exército, com fins de rompimento da ordem constitucional – inclusive com pedidos de ‘intervenção federal’, mediante interpretação absurda do art. 142 da Constituição Federal – pode configurar o crime de Abolição Violenta do Estado Democrático de Direito (art. 359-L do Código Penal)”, destacou em um trecho da decisão.

A ordem de barrar as contas atinge, sobretudo, empresas transportadoras. Há ainda na lista empresários ligados ao agronegócio.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Amazonas

Justiça suspende nomeações de aprovados em concurso da Câmara de Itacoatiara

Decisão atinge candidatos convocados para o cargo de Assistente Técnico Legislativo e permanecerá válida até nova determinação judicial.

há 15 minutos

Brasil

Funcionárias se envolvem em briga dentro de unidade da Defensoria Pública

Vídeo mostra troca de agressões e tumulto em órgão público; motivação da confusão ainda é desconhecida

há 38 minutos

Copa 2026

Ancelotti confirma retorno de Neymar para duelo contra a Escócia na Copa

Técnico da Seleção Brasileira afirma que camisa 10 deve voltar aos treinos com o grupo na próxima semana

há 1 hora

Esporte

Marrocos vence Escócia com gol mais rápido da Copa do Mundo

Saibari volta a marcar, garante vitória africana e mantém seleção na briga pela liderança do Grupo C

há 1 hora

Parintins

Festa dos Visitantes 2026 abre reserva on-line de pulseiras neste sábado

Interessados deverão fazer cadastro pela internet e trocar a reserva por alimentos no dia do evento

há 2 horas