Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Manacapuru é a 25ª cidade do interior a ter 100% de iluminação pública de LED, garante governador Wilson Lima

Somados os 25 municípios e mais 32 comunidades por onde já passou o Ilumina +Amazonas, são 51 mil pontos de LED instalados.

Por Hugo Guimarães

01/12/2022 às 18:36

Redação AM POST

O governador Wilson Lima vistoriou, nesta quinta-feira (1º/12), os serviços de modernização do sistema de iluminação pública de Manacapuru (a 68 quilômetros da capital), que estão prestes a ser concluídos. O município é o 25º a receber 100% de iluminação das vias públicas com luminárias de LED. Desde o início do programa Ilumina+ Amazonas, em maio deste ano, são 51 mil pontos já instalados.

PUBLICIDADE

“Isso significa redução do consumo de energia elétrica, significa um aumento na segurança pública, é importante porque as pessoas conseguem ficar mais tempo na rua, principalmente os comerciantes, para o mototaxista que fica até mais tarde”, disse Wilson Lima.

O governador verificou a instalação das novas luminárias na rua Quintino Bocaiúva, Centro, onde fica o restaurante popular do programa Prato Cheio.

Ao todo, Manacapuru recebe 3,9 mil novas luminárias em 33 bairros, incluindo parte da rodovia AM-070 (Manoel Urbano), no trecho que compreende a sede município, e em locais que não tinham nenhum tipo de iluminação pública, como é o caso dos bairros Castanheiras, Novo Horizonte e Nova Canaã.

Além de 25 cidades, o programa já contemplou também mais 32 comunidades rurais, com a substituição de antigas lâmpadas a vapor de mercúrio, de sódio, metálicas e mistas, que causam poluição ao meio ambiente e são menos eficientes, pela tecnologia LED, que garante redução no consumo em até 60% e ainda são sustentáveis.

PUBLICIDADE

Estudo realizado pela empresa Avanço Construções, que realiza os serviços no interior, mostra que, nos primeiros oito municípios onde o programa foi implantado, houve redução de 27% no consumo de energia, o que representa economia na conta da iluminação pública das prefeituras e mais dinheiro aos cofres públicos.

Segundo a empresa, a estimativa de economia é de R$ 22,8 milhões, ao longo de dez anos, somente nesses oito municípios. Além disso, a contribuição ao meio ambiente é significativa, com redução da emissão de 26 toneladas de carbono (CO2) na atmosfera, durante o mesmo período.

Os próximos municípios que serão contemplados pelo Ilumina+ Amazonas, coordenado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), são Codajás, Anori e Apuí, que terão o início dos trabalhos nos próximos dias. Ao final deste ano, 28 cidades amazonenses estarão com iluminação 100% de LED em suas sedes.

Balanço

O Governo do Amazonas instalou a iluminação de LED na sede dos seguintes municípios: Tefé, Nhamundá, Parintins, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Autazes, Urucurituba, Itacoatiara, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Humaitá, Boca do Acre, Novo Airão, São Gabriel da Cachoeira, Beruri, Tabatinga, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Atalaia do Norte, Carauari, Eirunepé, Manacapuru e Alvarães. As áreas urbanas de Maués e São Sebastião do Uatumã já haviam sido contempladas.

Na zona rural e áreas indígenas foram beneficiados os seguintes locais: comunidades Vila Amazônia, Serra da Valéria, Zé Açu, Caburi e Mocambo, em Parintins; Sant’Ana, Santa Helena, Santa Etelvina e Igarapé-Açu, em São Sebastião do Uatumã; Novo Céu, em Autazes; Vila de Lindoia, Novo Remanso, Engenho, Jerusalém, Jacarezinho e Piquiá, em Itacoatiara; Distrito de Realidade e comunidade Cristolândia, em Humaitá; Canoas, Nova Jerusalém, Novo Rumo, Rumo Certo, Marcos Freire e São Miguel, em Presidente Figueiredo; e ainda Santo Antônio do Matupi e Maravilha, em Manicoré. Também receberam iluminação as comunidades Indígenas Belém do Solimões, Umariaçu 1 e Umariaçu 2, em Tabatinga; Feijoal e Filadélfia, em Benjamin Constant.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Acidente

Motoqueiro fica gravemente ferido após colisão com carro na zona Norte de Manaus

Vítima sofreu ferimentos graves nas pernas e precisou ser socorrida pelo Samu; acidente aconteceu na Avenida Coronel Taborda de Miranda

há 2 horas

São Gabriel da Cachoeira

Homem é preso suspeito de aplicar golpe na venda de terrenos no interior do AM

Polícia Civil contabiliza 22 boletins de ocorrência contra o investigado, que teria vendido imóveis pertencentes a terceiros

há 3 horas

Resgate

Bebê é resgatado pela janela durante incêndio no Viver Melhor 3 e cão morre; veja o vídeo

Moradores improvisaram um resgate para retirar a criança do prédio tomado pela fumaça; mãe e outras duas crianças também foram socorridas

há 3 horas

Eleições 2026

“Nota 1” da Fametro em curso de Medicina coloca Maria do Carmo sob pressão no debate eleitoral

Candidata do PL-AM foi questionada sobre avaliação do curso de Medicina de sua faculdade.

há 4 horas