A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Foguete sul-coreano chega ao Brasil para lançamento em Alcântara

Juntas, elas vão formar um foguete com mais de 16 m de altura, que será lançado do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Por Hugo Guimarães

07/12/2022 às 18:48 - Atualizado em 07/12/2022 às 18:51

Os componentes do foguete HANBIT-TLV, da sul-coreana Innospace, chegaram ao Maranhão nesta segunda-feira (5). Algumas das peças vieram a bordo de um Boeing 747/400, um dos maiores aviões cargueiros do mundo, enquanto outras vieram por terra. Juntas, elas vão formar um foguete com mais de 16 m de altura, que será lançado do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

PUBLICIDADE

O lançamento deverá acontecer ainda neste ano, tornando a Innospace a primeira empresa aeroespacial a operar em Alcântara. “Este é um projeto que é muito estratégico para o estado do Maranhão, com a retomada dos lançamentos de foguetes e satélites pela Base de Lançamentos de Alcântara”, disse Ted Lago, presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap).

O feito é resultado de um acordo firmado em maio entre o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e a Innospace para testar o veículo da empresa com o lançamento de um sistema de navegação inercial (SISNAV), projetado pelo DCTA e pela Força Aérea Brasileira. O SISNAV conta com computador, sensores de movimento e rotação para determinar a posição e orientação de objetos sem depender de referenciais externos.

Já naquela época, a Innospace havia informado que estava desenvolvendo o HANBIT, um veículo lançador de satélites. Assim, o lançamento em Alcântara será um teste do HANBIT-TLV, veículo de um só estágio que levará ao espaço o SISNAV e servirá como plataforma de desenvolvimento para o futuro HANBIT-Nano.

Na missão, o HANBIT-TLV realizará um teste de voo suborbital, chegando a até 100 km de altitude e, depois, cairá no mar. “Se o lançamento for bem-sucedido, começaremos a nos preparar para um teste do Hanbit-Nano”, disse Kim Jung-hee, representante da empresa, na época do firmamento do acordo.

PUBLICIDADE

Durante o lançamento, eles vão analisar a performance do SISNAV durante as condições do lançamento, avaliando a vibração, choque e altas temperaturas presentes desde o lançamento até o voo transatmosférico. Já o contrato fechado tem cinco anos de duração, com possibilidade de renovação.

O Centro de Alcântara oferece vantagens para determinados lançamentos espaciais. Como o local fica próximo da linha do equador, os foguetes lançados ali podem alcançar a órbita equatorial economizando até 30% de combustível e, assim, com uma menor quantidade de combustível necessária, o veículo lançador pode levar mais cargas úteis ao espaço.

Fonte: Canaltec

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Amazonas

Jogo do Brasil altera funcionamento de serviços no Amazonas; veja o que abre e o que fecha nesta segunda (29)

Serviços de saúde e segurança funcionam normalmente, enquanto órgãos administrativos, Detran, PACs e escolas estaduais suspendem o atendimento.

há 5 minutos

Manaus

Família pede investigação sobre acidente com viatura da ROCAM e rebate acusações contra motorista em Manaus

Parentes das vítimas afirmam que o condutor não dirigia embriagado, contestam informações divulgadas nas redes sociais e cobram apuração das circunstâncias da colisão na Avenida Autaz Mirim.

há 11 minutos

Manaus

Acidente no Calçadão do Distrito Industrial deixa feridos em Manaus

Sinistro provocou congestionamento em uma das principais vias da Zona Sul da capital.

há 28 minutos

Manaus

VÍDEO: líder religioso denuncia ação da PM em terreiro e acusa policiais de intolerância em Manaus

Em pronunciamento gravado na delegacia, advogado e sacerdote afirma que instrumentos sagrados foram apreendidos durante culto de Tambor de Mina e anuncia medidas judiciais.

há 44 minutos

Amazonas

‘Tchau Parintins’: Mulher desce barranco escorregando para não perder barco após Festival

A cena inusitada foi registrada logo após o encerramento do Festival de Parintins e terminou com a passageira conseguindo embarcar com a ajuda de pessoas que já estavam na embarcação.

há 1 hora