Educação

Educação


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Escola sem Partido tem consulta recorde no site do Senado

Desde a criação da ferramenta online Consulta Pública, em 2013, nenhuma proposta recebeu tantas manifestações como a do Projeto.

Por Natan AMPOST

22/07/2016 às 14:45 - Atualizado em 22/07/2016 às 16:52

Consulta pública lançada pelo Senado Federal sobre projeto de lei relacionado ao programa Escola Sem Partido já recebeu a opinião de mais de 330 mil pessoas.

Segundo o Senado, trata-se de um recorde: desde a criação da ferramenta online Consulta Pública, em 2013, nenhuma proposta recebeu tantas manifestações como a do Projeto de Lei 193, de autoria do senador Magno Malta (PR-ES), que inclui o programa na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

PUBLICIDADE

A consulta é feita por meio do portal e-Cidadania, onde os cidadãos podem votar se são contra ou a favor do projeto. Até as 19h30 de ontem, 330.787 pessoas haviam votado – 158.940 eram a favor do projeto e 171.847, contra.

Segundo o Senado, a disputa está equilibrada e os dois lados se alternam na liderança. Todos os projetos de lei em tramitação na Casa são abertos à consulta desde a criação da ferramenta e até hoje 3.658 proposições foram avaliadas pela sociedade.

A segunda proposta com mais participação – 183.597 manifestações – é a do projeto que propõe a reformulação da lei do Ato Médico.

Além do Senado, projetos de lei relacionados ao Escola Sem Partido, idealizado em 2004, também tramitam na Câmara dos Deputados, em sete Assembleias Legislativas e em 12 Câmaras Municipais de diversos Estados.

Quase todos reproduzem o texto do programa que veda o ensino de “conteúdo que possa estar em conflito com as convicções religiosas ou morais dos pais e responsáveis”.

PUBLICIDADE

O Escola Sem Partido já foi aprovado em Alagoas e em quatro municípios, mas foi vetado pelos Executivos, sob a alegação de ser inconstitucional. No Distrito Federal e no Paraná, depois de serem alvo de críticas de professores, os projetos foram arquivados.

Educadora
Para a educadora e ex-secretária de Educação de São Paulo Guiomar Namo de Mello, a alta participação do público na consulta pública – assim como a polêmica em torno do projeto, fortemente criticado por vários especialistas – revela que há necessidade de rediscutir a maneira como os conteúdos educacionais são passados ao aluno em sala de aula.

“Não teríamos mais de 300 mil pessoas votando em uma consulta pública se esse debate não fosse real. As pessoas estão percebendo que algo está errado nas escolas.”

Para a educadora, o alto interesse na discussão sobre o projeto indica que há uma divisão na sociedade sobre o papel do professor.

“É muito ruim pensar que se deva ter restrições ao que é feito em sala de aula. Por outro lado, tem havido uma maneira muito parcial de apresentar os fatos aos alunos, que também é contrária à ideia de uma educação crítica e cidadã.”

Guiomar disse que, apesar de críticas, como as do filósofo José Arthur Giannotti e dos ex-reitores da Universidade de São Paulo José Goldenberg e Roberto Lobo sobre o caráter antidemocrático do projeto, a posição dos que o defendem é legítima. “Não vejo nenhum abuso no programa. Minha maior objeção é que me parece inócuo fazer uma lei. Quando o professor fecha a porta é difícil controlar o que acontece na classe.”

Fonte: Estadão

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Brasil

Justiça suspende resultados do Enamed e impede punições do MEC a faculdades de Medicina

Decisão da Justiça Federal suspende efeitos da primeira edição do exame e bloqueia sanções contra instituições de ensino até o julgamento definitivo da ação.

há 8 minutos

Política

Justiça condena vereador Eurico Tavares por violência psicológica e agressão contra ex-companheira

Eurico Tavares recebeu pena em regime semiaberto e terá de pagar R$ 30 mil por danos morais.

há 26 minutos

Manaus

Prefeito Renato Junior assina Ordem de Serviço para criação da primeira ‘Rua Gastronômica de Manaus’ na Ferreira Pena para impulsionar reocupação do centro histórico

Prefeitura inicia revitalização da via no Centro Histórico com fechamento permanente para veículos, cabeamento subterrâneo, iluminação cênica e incentivo à ocupação de imóveis históricos.

há 38 minutos

Polícia

Polícia prende terceiro suspeito de sequestrar e tentar matar empresário em Itapiranga

Natanael Oliveira de Castro estava foragido e teve a prisão preventiva cumprida nesta quinta-feira (6).

há 1 hora

Brasil

Zema promete privatizar Petrobras e mudar indicação ao STF se eleito presidente

Candidato do Novo defende “choque fiscal”, redução de ministérios, reformas estruturais e mudanças no modelo de escolha dos ministros do Supremo Tribunal Federal.

há 2 horas