Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

TSE nega pedido de cassação e mantém válida candidatura de ex-ministro Sergio Moro ao Senado

Federação formada por PT, PCdoB e PV contestou candidatura de ex-juiz da Lava Jato alegando que Moro não se filiou ao União Brasil dentro do prazo legal. Para TSE, requisitos foram cumpridos.

Por Hugo Guimarães

16/12/2022 às 16:46

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira (15), por unanimidade, que é válida a candidatura ao Senado do ex-juiz da Lava Jato e ex-ministro da Justiça Sergio Moro (União Brasil), que foi eleito pelo Paraná.

PUBLICIDADE

A cassação da candidatura foi pedida pela Federação Brasil da Esperança do Paraná (FE Brasil, composta por PT, PCdoB e PV), alegando que Moro não tinha filiação partidária válida no estado dentro do prazo legal. O mesmo pedido já havia sido negado pelo TRE do Paraná.

Até março, Moro estava filiado ao Podemos do Paraná. Ele deixou o partido e foi para o União Brasil de São Paulo.

Em junho, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo cancelou a transferência de seu domicílio eleitoral, por considerar que ele não tinha vínculo para concorrer na capital paulista. Moro, então, decidiu concorrer pelo Paraná.

O relator do recurso, ministro Raul Araújo, afirmou que foram satisfeitas as condições de elegibilidade, por isso, rejeitou o recurso.

Nas eleições de outubro, Sergio Moro recebeu 1,9 milhão de votos no Paraná. Ele superou o jornalista Paulo Martins (PL) e o atual senador Alvaro Dias (Pode-PR), que ficou em terceiro lugar e deixará o Congresso em 2023.

Fonte: G1

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Manaus

Incêndio atinge área de vegetação próximo à Bola da Suframa em Manaus

Período de calor e baixa umidade aumenta risco de propagação das chamas.

há 31 minutos

Amazonas

Família fica ferida após carro bater contra caminhão na AM-010; mulher fica presa às ferragens

Mulher ficou presa às ferragens após colisão envolvendo uma Strada e um caminhão.

há 55 minutos

Polícia

Homem é preso após tentar furtar duas peças de picanha de supermercado em Manaus

Suspeito teria escondido duas peças de carne avaliadas em quase R$ 250 dentro da roupa, mas acabou descoberto pela equipe de segurança do estabelecimento.

há 1 hora

Manaus

Governador Roberto Cidade vistoria obras que ampliam e modernizam estrutura do SPA São Raimundo

Governador vistoriou as obras nesta quarta-feira (12) e afirmou que unidade, que recebe cerca de 400 pacientes diariamente, terá estrutura ampliada.

há 2 horas

Política

Contradição: Maria do Carmo que promete rigor contra agressores cumpre agenda com aliado acusado de violência doméstica

Presença de Rosses em agenda de Maria do Carmo reacende questionamentos sobre a aliança política diante do discurso da candidata em defesa das mulheres.

há 2 horas