Lava Jato

Lava Jato


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Sérgio Cabral é último dos figurões preso na Lava-Jato e solto pelo STF

Ex-governador do Rio de Janeiro está detido em regime fechado há seis anos.

Por Natan AMPOST

16/12/2022 às 22:21 - Atualizado em 16/12/2022 às 22:26

Redação AM POST

PUBLICIDADE

O ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, que é último dos figurões presos na Operação Lava-Jato, condenado a mais de 400 anos de prisão, conseguiu liberdade nesta sexta-feira (16) após o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votar pela revogação do último mandado de prisão do político. Ele está detido em regime fechado há seis anos.

Gilmar Mendes desempatou o julgamento que ocorria no plenário virtual da Segunda Turma da Corte e se juntou aos ministros André Mendonça e Ricardo Lewandowski.

“Ao que tudo indica, a manutenção da prisão preventiva não mais se justifica para a garantia da ordem pública nem para a conveniência da instrução criminal. Como bem afirmado pelo eminente Ministro André Mendonça, há indícios concretos de que, no presente caso, o cárcere provisório se confunde com um odioso cumprimento antecipado da pena, ao arrepio do princípio da presunção de inocência e do entendimento firmado pelo Tribunal no julgamento das Ações Declaratórias de Constitucionalidade 43/DF, 44/DF e 54/DF”, diz um trecho do voto de Mendes.

“Os fatos imputados ao acusado não são novos, nem mesmo contemporâneos , sendo insuficientes para justificar a segregação cautelar”, escreve em outro momento. “Não bastasse essa impropriedade, chama atenção que o réu está preso preventivamente desde 17.11.2016, ou seja, há mais de 6 anos , a denotar manifesto excesso de prazo. Ao que tudo indica, a manutenção da segregação cautelar do acusado tem servido como antecipação de pena, o que contraria frontalmente a orientação jurisprudencial sedimentada nesta Corte”, seguiu o decano do STF.

PUBLICIDADE

Cabral, contou com a aversão que o Supremo Tribunal Federal (STF) tem do ex-juiz Sergio Moro para que possa sair da cadeia pela porta da frente e responder em liberdade aos mais de 20 processos em que é acusado de participar ativamente do esquema de desvio de dinheiro e distribuição de propinas.

A única decisão judicial que mantém Cabral atrás das grades é exatamente uma ordem de prisão preventiva assinada por Moro e ratificada posteriormente com o início do cumprimento de pena após a condenação em segunda instância. Como o próprio STF reviu o entendimento sobre a segunda instância, em tese Cabral poderia, como todos os figurões da Lava-Jato, responder aos processos em liberdade.

Cabral foi detido em novembro de 2016 ano em que a Lava-Jato ainda gozava de amplo apoio popular, embora delatores e delatados e o mais notório dos réus da operação, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, já tenham conseguido reverter suas condenações e voltar ao jogo político.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Polícia

Criminosos invadem casa de jornalista no Aleixo, rendem pai e filho e fogem com pertences em Manaus

Assaltantes armados aproveitaram a entrada de dois prestadores de serviço na residência para invadir o imóvel; ninguém ficou ferido.

há 9 minutos

Amazonas

Governador Roberto Cidade vistoria obras de R$ 10 milhões em Manicoré que vão asfaltar 28 ruas

Governador fiscalizou o andamento das obras do Programa Asfalto Amazonas, que contempla cinco bairros do município com serviços de recuperação e recapeamento viário.

há 37 minutos

Polícia

Fim da caçada: Suspeito de matar investigador da Polícia Civil morre após troca de tiros com policiais no interior do Amazonas 

Suspeito de matar o investigador Luciano Carvalho de Sena foi baleado durante troca de tiros com policiais.

há 1 hora

Brasil

Ministério da Saúde alerta para risco de alta da dengue com chegada do El Niño

Fenômeno climático deve aumentar as temperaturas e favorecer a proliferação do mosquito Aedes aegypti, segundo projeções da Fiocruz.

há 2 horas

Brasil

Lei que libera spray de pimenta para defesa pessoal de mulheres é sancionada no Brasil; veja as novas regras

Nova legislação autoriza compra e posse do dispositivo por mulheres maiores de 18 anos e cria regras nacionais para comercialização e uso.

há 2 horas