A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Mundo

Detida nos EUA, ativista diz que prefere “morrer a voltar a Cuba”

Yeilis Torres Cruz fugiu de seu país, mas pode ser deportada de volta

Por Hugo Guimarães

18/12/2022 às 09:03

A ativista cubana de direitos humanos Yeilis Torres Cruz, que fugiu de Cuba em maio e agora está detida nos Estados Unidos com possibilidade de deportação, disse que prefere “morrer a voltar a Cuba”.

PUBLICIDADE

A emissora de televisão americana em espanhol Univision divulgou neste sábado (17) a declaração, que consta em uma mensagem que Torres enviou a seu marido, Pavel Pérez, direto do centro de detenção de imigrantes no condado de Broward, no sul do estado da Flórida, onde ela está há uma semana, desde que chegou aos Estados Unidos.

Segundo a Univision, Torres, uma ex-procuradora que é membro do grupo dissidente União Patriótica de Cuba, cujo líder, José Daniel Ferrer, está preso desde os protestos de 11 de julho de 2021, foi acusada também naquele ano de atentar contra uma autoridade pública, por agredir o radialista Humberto López, simpatizante do governo cubano.

Ela cumpriu dez meses de prisão por esse motivo, mas foi liberada sem acusações criminais em abril de 2022, de acordo com uma publicação em sua conta no Facebook na época.

Torres decidiu então deixar Cuba com outras pessoas a bordo de uma jangada que foi interceptada pela Guarda Costeira dos EUA.

Ela foi levada para a base naval americana de Guantánamo, que também fica na ilha, e lá permaneceu até 10 de dezembro, quando chegou de avião a Fort Lauderdale, a 40 quilômetros de Miami, foi detida e levada para o centro de imigração do condado de Broward.

PUBLICIDADE

A ativista, que denunciou “irregularidades” em seu caso de asilo político, está agendada para prestar depoimento a um juiz de imigração em 12 de janeiro.

O marido dela pediu ao governo americano que lhe concedesse asilo político e não a deportasse, o que seria, segundo a própria Torres, “a pior coisa” que poderia lhe acontecer, conforme disse no centro de detenção de Broward.

Fonte: AE

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Copa do Mundo 2026

Brasil enfrenta o Japão nesta segunda em duelo decisivo pelas oitavas da Copa do Mundo 2026; veja horário e onde assistir

Seleção Brasileira inicia fase de mata-mata da Copa do Mundo contra os japoneses em Houston, nos Estados Unidos. Quem vencer avança às quartas de final.

há 3 segundos

Manaus

PMs vão a terreiro após denúncia de barulho, apreendem tambor e são acusados de intolerância religiosa em Manaus

Comunidade afirma que ritual de Tambor de Mina foi interrompido por policiais e anuncia que levará o caso aos órgãos responsáveis.

há 15 minutos

Caiu na rede é post!

Gusttavo Lima diz que devolveu cachê após cancelar show e promete processar prefeito de Surubim

Cantor afirma que apresentação foi cancelada por problemas de saúde, nega qualquer irregularidade e diz que sua equipe foi impedida de deixar a cidade.

há 29 minutos

Amazonas

STF determina que TJAM reavalie cobrança de antiga gratificação de servidores do Amazonas

Ministro Gilmar Mendes anulou decisão que autorizava a continuidade da cobrança de parcelas retroativas da Gratificação de Atividade Industrial (GAI). Caso deverá ser analisado novamente pelo Tribunal de Justiça do Amazonas.

há 43 minutos

Parintins 2026

Garantido encerra participação no Festival de Parintins com espetáculo inspirado na Terra Encantada

Boi vermelho levou à arena o tema “Parintins, Terra Encantada”, exaltou a cultura amazônica e marcou a despedida histórica de Isabelle Nogueira como Cunhã-Poranga.

há 53 minutos