Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

PF cumpre mandado e apreende mais três armas de Carla Zambelli

Em dezembro, o ministro do STF Gilmar Mendes já havia determinado a entrega da pistola que Zambelli empunhou contra um apoiador de Lula na véspera do 2° turno

Por Hugo Guimarães

03/01/2023 às 14:16

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes autorizou a apreensão de novas armas da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A parlamentar divulgou um vídeo em que afirma que foi alvo de um mandado de busca e apreensão expedido pelo STF em sua casa, na manhã de hoje (3). (veja vídeo abaixo)

De acordo com ela, agentes da Polícia Federal foram à sua residência para apreender três armas que ela mantinha em sua posse. A medida ocorre no âmbito das investigações iniciadas após Zambelli ameaçar e perseguir de arma em punho um homem negro em 29 de outubro, véspera do segundo turno, pelas ruas de São Paulo.

PUBLICIDADE

“Hoje eu sofri busca e apreensão, a mandado do STF, para a entrega de outras três armas que eu tenho. Apesar de ter entregue espontaneamente minha G3C 9mm, eles levaram também minha .380 Taurus, uma Ruger .9mm e uma arma de coleção .38 que eu tenho.”Carla Zambelli, deputada federal (PL-SP)

Em 20 de dezembro, o ministro Gilmar Mendes já havia atendido pedido da PGR (Procuradoria Geral da República) e determinado que Zambelli entregasse a pistola que usou para perseguir o homem.
A parlamentar cumpriu a decisão em 27 de dezembro, quando entregou a pistola Taurus G3C e as munições na Superintendência da PF em São Paulo

Gilmar autorizou as buscas de hoje a pedido da PF e da PGR

A PF teria identificado que a deputada não entregou todas as armas que tinha e informou isso para o STF. Lindora Araujo, vice-procuradora-geral, concordou com as buscas.

PUBLICIDADE

Em nota, a deputada criticou a decisão do STF, alegando que havia “cumprido integralmente a decisão anterior, de forma voluntária”

O comunicado afirma ainda que “o recurso apresentado pela defesa da deputada não foi sequer apreciado, mesmo tendo sido protocolado antes do novo pedido de busca e apreensão da PGR”.

Uma das principais representantes da extrema direita no Congresso, Zambelli procurou politizar a decisão do STF —ao qual faz frequentes críticas— ao compará-la com a atuação do tribunal na ADPF (Ação Direta de Inconstitucionalidade) 635, que trata da segurança pública do Rio de Janeiro, e ao mencionar a prisão de extremistas que participaram ou estimularam atos golpistas após a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno.

O que me causa não só muita frustração, mas também revolta é saber que esse mesmo STF, por exemplo, tem agido para proibir ações em morros onde a gente sabe que tem armas ilegais, onde existem estupradores, assassinos e traficantes de drogas.”

Ao contrário do que afirma Zambelli, o STF não proibiu operações policiais em favelas do Rio. O tribunal decidiu restringir as ações —permitidas em situações excepcionais— durante a pandemia de covid-19.

Fonte: UOL

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Brasil

“Rei do Bolão” ganha duas vezes na Mega-Sena em menos de três meses

Empresário cearense também participou de outros sete prêmios em loterias da Caixa nos últimos cinco meses e explica estratégia baseada em bolões e análise estatística.

há 4 minutos

Sérgio Kruke X Omar Aziz

“Você tem coragem?”: Kruke aceita desafio de Omar Aziz e o convoca para debate sobre Maus Caminhos e Cidade Universitária

Líder do Movimento Conservador Amazonas reagiu ao desafio feito pelo senador e candidato ao Governo do Amazonas e afirmou: “O desafio está feito”.

há 15 minutos

Manaus

“Cadê Meu Ônibus” apresenta instabilidade e alerta usuários em Manaus nesta quarta

Aplicativo utilizado para acompanhar o transporte coletivo na capital informou que o sistema enfrenta problemas de funcionamento nesta quarta (12).

há 19 minutos

Greve no Distrito

BOMBA! Greve pode parar rotas do Distrito Industrial nesta sexta-feira em Manaus

Possível greve no transporte de trabalhadores pode afetar milhares de pessoas que dependem das rotas do Polo Industrial

há 32 minutos

Amazonas

Justiça mantém Agropec 2026, mas cobra transparência da Prefeitura de Careiro Castanho

Prefeitura e prefeita Mara Alves terão 20 dias para apresentar documentos sobre as contas municipais e os gastos da exposição.

há 37 minutos