A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Lava Jato

Lula, Delcídio e mais cinco se tornam réus por tentar obstruir a Lava Jato

Todos os envolvidos são acusados de tentar impedir Nestor Cerveró de assinar acordo de delação.

Por Natan AMPOST

29/07/2016 às 15:57 - Atualizado em 29/07/2016 às 18:57

A Justiça Federal aceitou hoje (29) denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF-DF) contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-senador Delcídio do Amaral, e mais cinco acusados pelo crime de obstrução das investigações da Operação Lava Jato.

PUBLICIDADE

Com a decisão, Lula e Delcídio passam à condição de réus na ação penal, além do ex-controlador do Banco BTG André Esteves, Diogo Ferreira, ex-chefe de gabinete de Delcídio; o empresário José Carlos Bumlai e o filho dele, Maurício Bumlai, e o advogado Edson Ribeiro.

Todos os envolvidos são acusados de tentar impedir o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró de assinar acordo de delação premiada com a força-tarefa de investigadores da Operação Lava Jato.

Na semana passada, o MPF reiterou a denúncia contra os acusados, que já haviam sido denunciados ao Supremo Tribunal Federal (STF), pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

No entanto, no dia 24 de junho, o ministro Teori Zavascki remeteu o processo para a Justiça Federal em Brasília, por entender que a suposta tentativa de embaraçar as investigações ocorreu na capital federal. Além disso, com a cassação do mandato de Delcídio do Amaral, nenhum dos envolvidos permaneceu com foro privilegiado na Corte.

Fonte: Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Brasil

Flávio Bolsonaro propõe enquadrar milícias como terrorismo e lança pacote de segurança para eleição de 2026

Pré-candidato à Presidência apresentou plano com endurecimento penal, combate ao crime organizado e novas medidas para segurança pública.

há 14 minutos

Manaus

Gás de cozinha fica mais caro em Manaus: botija de 13 kg sobe 3,36% em junho

A botija de 8 kg foi a única que apresentou queda.

há 17 minutos

Brasil

Fachin propõe trava contra “pautas-bomba” e pode dificultar aprovação de projetos com alto impacto fiscal

Proposta de súmula do STF exige estimativa de custos e medidas de compensação para projetos que aumentem despesas públicas.

há 34 minutos

Polícia

Operação da Polícia Civil mira comércio de joias sem procedência e prende homem armado no Centro de Manaus

Ação cumpriu mandados de busca em cinco estabelecimentos investigados por receptação de joias roubadas.

há 58 minutos

Brasil

“A casa caiu no PT”, diz Sóstenes após operação da PF atingir Jaques Wagner

íder do PL na Câmara reage à inclusão do líder do governo Lula no Senado entre os alvos da 9ª fase da Operação Compliance Zero.

há 1 hora