Vereadores de Manaus: o vereador de hoje é Hiram Nicolau
No início do mandato em 2013, Hiram figurava como um dos vereadores mais faltosos. Em 2015, eleito vice-presidente da CMM apresentou proposta para punir faltosos.
O AM POST apresenta nesta segunda-feira à população de Manaus, o vereador Hiram Nicolau (PSD), que está em seu primeiro mandato como vereador e atualmente é vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM). O parlamentar é irmão do deputado estadual Hiram Nicolau e é fiel aliado do prefeito de Manaus, Arthur Neto (PSDB).
Hiram, antes de ser eleito ao cargo de vice-presidente, era ouvidor da CMM na gestão de Bosco Saraiva, atual deputado estadual. Na época figura sempre em listas dos vereadores mais faltosos da Câmara, o que mudou depois de ser escolhido para ser vice-presidente da Casa Legislativa.
PUBLICIDADE
Durante o ano de 2014, quando ainda era apenas ouvidor, Nicolau ocupou a terceira posição no ranking dos faltosos. Ele marcou presença em 92 sessões e faltou a 22, com três faltas não justificadas e 19 por ‘motivo de força maior’.
Em seguida, em janeiro de 2015, quando já era vice-presidente, Hiram apresentou uma proposta de realizar sempre chamada nominal antes de votações para comprovação de presença de vereadores no plenário. A proposta causou polêmica entre os seus colegas de parlamento.
Que mudança drástica de atitude não é!? O acostumado a faltar entrando nas rédias por conta de um cargo e ainda querendo dar lição de moral aos outros parlamentares. Esse é o quadro dos nossos representantes municipais.
Hiram injetou na sua campanha para vereador no ano de 2012, um total R$ 244.818, 13, quando foi eleito com 8.003 votos.
Cotão
PUBLICIDADE
No início do mandato como vereador, em janeiro de 2013, mesmo ainda em recesso, o vereador apareceu entre os que mais consumiram a Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP), recurso destinado aos vereadores no valor de R$ 14 mil por mês. Hiram, que era novato na Câmara gastou no recesso um total de R$ 12 mil.
Em janeiro de 2015, também no recesso parlamentar, Hiram aparece em lista dos oito vereadores que gastaram um total R$ 112 mil juntos da Ceap e em todos os meses de 2015, o vereador gastou R$ 8 mil com aluguel de veículos.
X-9
Hiram também já foi conhecido por entregar os colegas de Parlamento ao prefeito Arthur. Em 2015, ele era chamado nos bastidores de ‘X-9’ pelos parlamentares da CMM. Vereadores afirmavam que ele era o principal ‘informante’ do Palácio Rio Branco’.
Neste ano, Hiram é um dos que disputam a cadeira de futuro presidente da CMM (biênio 2017-2018), mesmo que para isso precisa primeiro garantir sua reeleição em outubro.
Caro leitor, esse vereador merece ser reeleito?
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos





