A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Economia

Novos membros são nomeados para o Conselho de Administração do BNDES; confira os nomes

Segundo BNDES, os novos conselheiros foram nomeados após renúncia de antigos membros.

Por Hugo Guimarães

20/01/2023 às 12:52

Redação AM POST

Após a mudança no governo federal, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou quatro novos membros para seu Conselho de Administração. Os novos membros foram nomeados pelo próprio Conselho de Administração nessa quinta-feira (19).

PUBLICIDADE

A ex-ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira e o engenheiro Carlos Nobre, cientista especializado em mudanças climáticas, integrante do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) das Nações Unidas, estão entre os novos membros.

O futuro presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, que ainda não foi nomeado, já havia anunciado os nomes escolhidos.

O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, integrante da equipe do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o advogado Jean Keiji Uema, da equipe do ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha fecham a lista dos quatro novos membros.

Os quatro novos conselheiros foram nomeados nas vagas abertas após a renúncia, na segunda-feira, 16, de antigos membros do Conselho de Administração, segundo o BNDES.

PUBLICIDADE

Confira o currículo de cada um:

Carlos Nobre é engenheiro eletrônico graduado pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e doutor em Meteorologia pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). O climatologista foi secretário de Pesquisas e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e presidente da CAPES. É membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Global de Ciências e membro estrangeiro da Academia de Ciências dos EUA e da Royal Society da Grã-Bretanha. Nobre foi um dos autores do Quarto Relatório do IPCC, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007 e participou de vários relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). É também o proponente do Projeto Amazônia 4.0 (www.amazonia4.org), que busca demonstrar a viabilidade de uma nova bioeconomia de floresta em pé.

Izabella Teixeira é bióloga pela Universidade de Brasília e PhD em Planejamento Ambiental, Políticas Ambientais, Energia e Mudança do Clima pela COPPE-UFRJ. Foi ministra do Meio Ambiente e liderou a delegação brasileira nas negociações do Acordo de Paris (2015) e do Protocolo de Nagoya (2010), além de ter sido líder-chave da Conferência Rio + 20 (2012). Atualmente é copresidente do Painel Internacional de Recursos Naturais – IRP/ON e membro do Conselho de Assuntos Econômicos e Sociais – DESA/ONU. Também atua como consultora junto ao setor privado e à filantropia nacional e internacional. Izabella Teixeira ganhou, em 2013, da ONU Meio Ambiente, o Prêmio “Champions of the Earth” pela sua liderança política internacional.

Jean Keiji Uema é mestre em Direito Constitucional pela PUC/SP e servidor do Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2000. Foi subchefe de Assuntos Parlamentares (Supar) da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI), consultor jurídico do Ministério da Saúde e adjunto da Supar da SRI.

Robinson Barreirinhas é procurador de carreira da Prefeitura de São Paulo, onde também exerceu o cargo de secretário adjunto de Negócios Jurídicos. Atuou como secretário municipal de Negócios Jurídicos de São Paulo, além de assessor no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e na Secretaria Municipal de Finanças de São Paulo.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Brasil

CNJ arquiva investigação contra desembargador suspeito de vender decisão em troca de quadriciclo

Entidade afirma que adotou medidas disciplinares contra advogados investigados e rejeita acusações de atuação corporativista feitas pelo corregedor nacional de Justiça.

há 24 minutos

Brasil

Aposta simples leva sozinha prêmio de R$ 30 milhões da Mega-Sena

Bilhete simples registrado em Brasília acertou as seis dezenas sorteadas e garantiu sozinho o prêmio principal do concurso 3.015.

há 56 minutos

Amazonas

Careiro Castanho recebe nova unidade do Cetam e amplia acesso à qualificação profissional

Estrutura modernizada terá capacidade para atender 312 estudantes por dia e amplia a oferta de cursos profissionalizantes no município.

há 1 hora

Brasil

Fábio Giga influenciador fitness se envolve em acidente com Porsche

Atleta e criador de conteúdo fitness conduzia um Porsche que se envolveu em colisão com veículos e motocicletas em São Paulo.

há 2 horas

Manaus

Carretas da Saúde ampliam atendimentos e oferecem exames em Manaus e Careiro Castanho

Unidades móveis passam a atender na zona leste de Manaus e em Careiro Castanho com exames de mamografia e ultrassonografia.

há 2 horas