A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Brasil

Ex-presidente da Eletronuclear é condenado a 43 anos de prisão

Também foram condenadas mais 12 pessoas por envolvimento com o desvio de recursos públicos da construção de Angra 3.

Por Hugo Guimarães

04/08/2016 às 08:04

O ex-presidente da estatal Eletronuclear Othon Luiz Pereira da Silva foi condenado a 43 anos de prisão, pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro, embaraço às investigações, evasão de divisas e participação em organização criminosa. A decisão é do juiz Marcelo da Costa Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal.

PUBLICIDADE

Segundo o Ministério Público Federal, que pediu a condenação, Othon recebia 1% de propina nos contratos firmados entre a estatal e as empreiteiras Andrade Gutierrez e Engevix, para a construção da Usina Nuclear Angra 3, no complexo nuclear de Angra dos Reis.

Também foram condenadas mais 12 pessoas por envolvimento com o desvio de recursos públicos da construção de Angra 3. Entre elas está a filha de Othon, Ana Cristina da Silva Toniolo, condenada a 14 anos e 10 meses de prisão pelos mesmos crimes do pai.

Sete foram beneficiados com a redução de penas por causa de acordos de delação premiada: Rogério Nora de Sá, Clóvis Renato Numa Peixoto Primo, Olavinho Ferreira Mendes, Otávio Marques de Azevedo, Flávio David Barra, Gustavo Ribeiro de Andrade Botelho e Victor Sérgio Colavitti.

Doze dos 13 réus foram condenados ao regime fechado. O único beneficiado com o regime semiaberto foi Geraldo Toledo Arruda Junior, condenado a quatro anos e oito meses.

Também foram condenados Carlos Alberto Montenegro Gallo, Josué Augusto Nobre e José Antunes Sobrinho.

Fonte: Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo traz limitações mas, isto não significa incapacidade. Todos temos alguma habilidade.

Nay Potarcio

Últimas notícias

Parintins

Trio Panavueiro leva shows gratuitos às ruas de Parintins durante o Festival 2026; confira a programação

Atração do Circuito da Cultura 2026 percorre as principais ruas da cidade entre sexta-feira (26) e domingo (28), com artistas regionais e muito boi-bumbá.

há 10 minutos

Brasil

Após terremotos, PT e Lula manifestam solidariedade ao povo da Venezuela

Presidente determinou envio de equipe de busca e resgate, enquanto Itamaraty monitora a situação após terremotos que deixaram centenas de mortos no país vizinho.

há 31 minutos

Parintins

Barcos em área de risco preocupam autoridades em Parintins

Cinco barcos permanecem atracados em local interditado por risco de desabamento, mesmo após força-tarefa que retirou outras 12 embarcações.

há 42 minutos

Manaus

Prefeito Renato Junior detona presidente da Águas de Manaus e cobra fim da abertura de buracos: “A cidade não aguenta mais vocês”

Em fiscalização no conjunto Jardim Versalles, prefeito disse que a concessionária descumpre embargo e cobrou explicações do presidente da empresa durante uma videochamada.

há 57 minutos

Parintins 2026

Casal troca viagem pela Ásia para viver emoção do Festival de Parintins e torcer pelo Garantido

Após conhecer países como Tailândia, Malásia e Vietnã, casal escolheu Parintins para acompanhar o maior espetáculo cultural da Amazônia.

há 59 minutos