A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Lava Jato

Investigado pela Lava Jato que estava na China se entrega à Polícia Federal

Marcos Pereira Reis se apresentou no começo da tarde, pouco antes das 14h, na Superintendência da PF em Curitiba.

Por Natan AMPOST

05/08/2016 às 17:33

O executivo Marcos Pereira Reis, ligado ao consórcio Qirp, se entregou hoje (5) à Polícia Federal (PF) em Curitiba. A Justiça Federal havia expedido mandado de prisão temporária contra ele na terça-feira (2), durante a 33ª fase da Operação Lava Jato, mas o investigado estava na China.

PUBLICIDADE

Reis havia informado às autoridades que iria se entregar e que estava providenciando o retorno ao Brasil. Ele se apresentou no começo da tarde, pouco antes das 14h, na Superintendência da PF em Curitiba.

O executivo foi levado ao Instituto Médico Legal para fazer o exame de corpo de delito e, em seguida, prestou depoimento. Marcos Reis permanecerá no cárcere da PF por um período de cinco dias, contados a partir desta sexta-feira, a menos que o juiz federal Sérgio Moro mude a prisão para preventiva (sem prazo para sair).

Operação
A 33ª fase da Operação Lava Jato teve como foco irregularidades cometidas pela Construtora Queiroz Galvão, a terceira em volume de contratos com a Petrobras. Denominada ‘Resta Um’, essa fase ter por objetivo investigar contratos para obras no Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro e nas refinarias de Abreu e Lima (PE), do Vale do Paraíba (SP), Landulpho Alves (BA) e de Duque de Caxias (RJ).

Segundo a PF, a construtora integrava o chamado “cartel de empreiteiras”, com pagamentos de proprina sistemáticos a funcionários e diretores da Petrobras, assim como a partidos políticos.

A força-tarefa da Lava Jato também informou ter identificado indícios concretos de que executivos da construtora fizeram pagamentos em dinheiro para dificultar o andamento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras no Senado, em 2009.

Fonte: Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Brasil

Flávio Bolsonaro propõe enquadrar milícias como terrorismo e lança pacote de segurança para eleição de 2026

Pré-candidato à Presidência apresentou plano com endurecimento penal, combate ao crime organizado e novas medidas para segurança pública.

há 14 minutos

Manaus

Gás de cozinha fica mais caro em Manaus: botija de 13 kg sobe 3,36% em junho

A botija de 8 kg foi a única que apresentou queda.

há 17 minutos

Brasil

Fachin propõe trava contra “pautas-bomba” e pode dificultar aprovação de projetos com alto impacto fiscal

Proposta de súmula do STF exige estimativa de custos e medidas de compensação para projetos que aumentem despesas públicas.

há 33 minutos

Polícia

Operação da Polícia Civil mira comércio de joias sem procedência e prende homem armado no Centro de Manaus

Ação cumpriu mandados de busca em cinco estabelecimentos investigados por receptação de joias roubadas.

há 58 minutos

Brasil

“A casa caiu no PT”, diz Sóstenes após operação da PF atingir Jaques Wagner

íder do PL na Câmara reage à inclusão do líder do governo Lula no Senado entre os alvos da 9ª fase da Operação Compliance Zero.

há 1 hora