Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Carregamento de manga vinda de RR é apreendido em feiras de Manaus

A venda é proibida por hospedar a larva da praga da ”mosca da carambola’.

Por Hugo Guimarães

21/05/2015 às 17:12 - Atualizado em 26/05/2015 às 18:24

Fiscais da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo, Abastecimento, Feiras e Mercados (Semtef) apreenderam nesta quinta-feira, 21, aproximadamente 1,2 tonelada de manga Coité produzidas em Boa Vista (RR) e que tem sua comercialização proibida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em todos os Estados, por concentrar a larva da praga da “mosca da carambola”.

PUBLICIDADE

Cada fruto pesa em média 850 gramas e foi encontrado por fiscais do Departamento de Feiras e Mercados (Demef), sem notas fiscais e certificado de origem, pronto para ser comercializado nas feiras da Panair, no bairro Colônia Oliveira Machado, zona Sul, Banana e Manaus Moderna, no Centro. As mangas estavam divididas em 48 caixas – chamadas de “caçapas” pelos feirantes -, cada uma pesando 25 quilos e seriam vendidas ao preço de R$ 50.

De acordo com o secretário da Semtef, David Valente Reis, Manaus é a principal cidade da rota do comércio da manga e a “mosca da carambola” é uma praga que está se espalhando pela região Norte do Brasil. “No caso de Roraima, alguns produtores insistem em arriscar abastecer a capital com o fruto. A orientação é de vigilância permanente para cumprir o Programa de Erradicação da Mosca da Carambola”, disse.

Essa é a primeira grande apreensão da manga Coité na capital. Por conta disso, David alertou os fiscais e administradores das 46 feiras e mercados a intensificar as fiscalizações em cima do produto. O secretário disse que a Semtef recebe denúncias de comercialização do comércio e de produtos sem origem de procedência ou nota fiscal pelo telefone 3663-8488, de segunda a sexta-feira.

David Reis lembrou que a entrada do furto em Manaus põe em risco a economia do Amazonas, porque se a praga for detectada o Estado pode ficar proibido de exportar frutas para outros estados e, até, países. “Se o Mapa detectar a existência da praga no Estado, vamos perder o nosso potencial de exportação e, isso, é uma coisa muito grave para a nossa economia”, alertou.

O produto apreendido foi entregue aos fiscais da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), que vão realizar o processo de descarte no Aterro Sanitário, no quilômetro 9, da rodovia AM-010. Os donos das bancas onde o fruto foi encontrado foram atuados pela Semtef, de acordo com a Lei Municipal nº 123/2004, que disciplina o uso do espaço público e a comercialização de produtos em feiras e mercados de Manaus.

Fonte: Da Redação

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Brasil

Cinco filhotinhos de cachorro são encontrados vivos dentro de túmulo em cemitério

Animais foram resgatados por protetor que estava no local para um funeral; administração informou que cães vivem na área há algum tempo.

há 24 minutos

Mundo

Escândalo na Copa: FBI investiga Federação Argentina por fraude e lavagem de dinheiro nos EUA

Associação de Futebol Argentino (AFA) é alvo de procuradores americanos por movimentações suspeitas de US$ 260 milhões.

há 33 minutos

Manaus

Carreta atola em estacionamento de supermercado na Zona Leste de Manaus

Veículo de carga ficou preso durante manobra.

há 52 minutos

Brasil

Moraes diz que Bolsonaro apresentou dados divergentes sobre armas

Ministro do STF declarou que ação da PF foi “imprescindível” para afastar dúvidas e garantir o cumprimento integral de ordem judicial.

há 59 minutos

Brasil

Justiça proíbe plataforma de aposta esportiva que operava ilegalmente no Brasil; saiba qual

Decisão atende a pedido do Ministério Público após constatar que empresa fraudou documentos e usou marca sem autorização para enganar apostadores.

há 1 hora