A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

#BBB24

TV Globo é notificada após caso de intolerância religiosa no BBB23

O Idafro cobra reparação ao alegar que o médico Fred Nicácio foi exposto, em cadeia nacional, a situações de constrangimento, ultraje e desprezo em razão de sua fé.

Por Natan AMPOST

23/02/2023 às 15:45

Redação AM POST*

PUBLICIDADE

O Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-Brasileiras (Idafro) notificou a TV Globo extrajudicialmente após um suposto episódio de intolerância religiosa envolvendo os participantes do BBB 23. A entidade cobra reparação ao alegar que o médico Fred Nicácio foi exposto, em cadeia nacional, a situações de constrangimento, ultraje e desprezo em razão de sua fé.

“Salta aos olhos que a religião de Fred Nicácio ‘justificou’ expressões de medo, repulsa, estado de mal-estar, desconforto e ameaças de abandono do reality show, reverberando o discurso de ódio que diariamente demoniza as religiões afro-brasileiras e lhes atribui responsabilidade por todas as mazelas da humanidade”, afirma o Idafro, em notificação enviada à TV Globo.

“A exibição pública do ultraje, aviltamento e menosprezo atinge frontalmente Fred Nicácio, na mesma proporção em que vulnera o sentimento religioso de milhões de brasileiros que professam as diferentes denominações das religiões herdadas do tráfico transatlântico”, diz ainda.

O Idafro também quer que a Globo adote, imediatamente, “protocolos, programas, ações e medidas educativas que promovam igualdade de tratamento a todas as convicções filosóficas (ateus e agnósticos) e crenças religiosas”.

PUBLICIDADE

Entenda o caso
Internautas apontam intolerância religiosa em uma conversa entre Key Alves, Gustavo e Cristian que viralizou nas redes sociais. No papo ele afirmaram que estão com medo de Fred Nicácio após verem o médico, que segue o candomblé e já fez saudações a orixás na casa, em momento íntimo de fé.

Porém, a edição do programa mostrou o que de fato aconteceu e gerou mais revolta nos internautas.


https://twitter.com/amandatirella/status/1627856284207775744

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O Autismo é ver o mundo de um outro jeito, e cada um de nós temos que achar um jeito de entender as diferenças.

Dr. Leonardo Maranhão

Últimas notícias

Brasil

STJ mantém prisão preventiva de Deolane Bezerra por unanimidade

Defesa alegou excesso na medida cautelar, mas ministros decidiram manter a prisão preventiva da influenciadora investigada por suposta lavagem de dinheiro e organização criminosa.

há 8 minutos

Brasil

TSE suspende julgamento sobre pesquisa desfavorável a Flávio Bolsonaro

A pesquisa contestada havia sido divulgada após a repercussão de conversas envolvendo Flávio Bolsonaro e o banqueiro Daniel Vorcaro.

há 10 minutos

Polícia

Foragido de fuga em massa em presídio de Maués é recapturado após denúncia anônima

Homem escapou da Unidade Prisional de Maués durante fuga de 14 detentos em dezembro.

há 12 minutos

Brasil

CCJ adia votação de PEC que reduz maioridade penal para 16 anos

Comissão de Constituição e Justiça voltará a analisar nesta quarta-feira a proposta que permite que adolescentes de 16 e 17 anos cumpram pena no sistema prisional comum.

há 28 minutos

Caiu na rede é post!

Virginia Fonseca quebra o silêncio e reage a rumores de reconciliação com Vini Jr.

Influenciadora utilizou áudio de novela para reagir às especulações que surgiram após sua presença em um jogo da NBA nos Estados Unidos.

há 55 minutos