Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Saúde do Amazonas amplia público-alvo da vacina bivalente contra a Covid-19 a partir desta terça-feira (21)

Vacina passa a estar disponível e será ofertada de acordo com o planejamento das secretarias municipais de saúde.

Por Hugo Guimarães

21/03/2023 às 18:12

Redação AM POST

PUBLICIDADE

O Amazonas amplia, a partir desta terça-feira (21/03), o público-alvo para receber a vacina bivalente contra a Covid-19. A vacina passa a estar disponível e será ofertada de acordo com o planejamento das secretarias municipais de saúde para os trabalhadores da saúde, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos de idade e população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas.

A determinação segue orientação do Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, que considera análise do perfil epidemiológico da Covid-19 atual. A orientação estadual consta na Nota Informativa Conjunta da SES-AM/FVS-RCP, disponível no site da FVS-RCP.

“Você que já fez, pelo menos, o esquema básico (primeira e segunda dose), já pode também tomar a sua dose de reforço da vacina bivalente. Então, procure os postos das suas prefeituras e faça mais essa dose de reforço contra a Covid-19”, destaca o secretário de Estado de Saúde do Amazonas, Anoar Samad.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a ampliação do público-alvo é uma medida importante para garantir a proteção da população e evitar a propagação do vírus. “A vacina bivalente é uma medida eficaz contra a Covid-19. A vacinação é uma das principais medidas para combater a pandemia e proteger a saúde da população”, afirma Tatyana.

Vacina bivalente
A vacina bivalente contra a Covid-19 é a continuidade da resposta protetora da vacinação para a prevenção da doença sintomática e formas graves das novas variantes da Ômicron. Como dose de reforço, a vacinação com dose da bivalente contra a Covid-19 previne a evolução de desfechos graves pela doença, como hospitalização e óbito.

PUBLICIDADE

O esquema vacinal para os grupos prioritários é de uma dose de vacina bivalente (reforço) para as pessoas, com 12 anos ou mais, que apresentarem, pelo menos, o esquema primário de duas doses com vacinas monovalentes.

Quem não faz parte dos grupos prioritários deve concluir a imunização com doses monovalentes. O intervalo para doses de reforço com vacinas bivalentes será a partir de 4 meses da última dose de reforço ou do esquema primário com monovalentes.

Quem pode tomar a bivalente
Os grupos prioritários são: Pessoas a partir de 60 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência, como asilos, com idade a partir de 12 anos, abrigados e trabalhadores destas instituições; imunocomprometidos; comunidade indígenas, ribeirinhas e quilombolas; gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade), população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas; e funcionários do Sistema de Privação de Liberdade.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Vítimas de incêndio

Morador é levado para ambulância após inalar muita fumaça em incêndio em apartamento no Edifício Botticelli em Manaus

Corpo de Bombeiros atendeu cerca de 10 pessoas durante ocorrência no Edifício Botticelli.

há 15 minutos

Incêndio em Manaus

Curto-circuito em ar-condicionado provocou incêndio em apartamento no Vieiralves em Manaus, dizem Bombeiros

Fogo começou em um quarto do quarto andar do Edifício Botticelli e foi controlado rapidamente com apoio do sistema de combate a incêndio do prédio.

há 26 minutos

Manaus

Apartamento pega fogo e fumaça assusta moradores de condomínio de luxo em Manaus

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas para controlar as chamas.

há 52 minutos

Esporte

Tiro de fuzil: relatório americano revela tentativa de assassinato de Messi durante a Copa do Mundo

Investigação coordenada pelo FBI identificou ameaças contra o craque argentino e outros jogadores durante o Mundial; suspeitos chegaram a mencionar uso de bombas e armas.

há 1 hora

Brasil

Moraes diz ‘não’ e impede filhos de Bolsonaro de visitarem ex-presidente no Dia dos Pais

Pedido para uma visita familiar neste domingo (9) foi rejeitado pelo ministro do STF, que manteve as restrições impostas a Jair Bolsonaro.

há 2 horas