A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Economia

Levantamento mostra redução de preços de gasolina, etanol e diesel

A pesquisa se baseou em abastecimentos de 25 mil estabelecimentos credenciados em todo o Brasil.

Por Hugo Guimarães

06/04/2023 às 17:21 - Atualizado em 06/04/2023 às 18:05

Foto: Marcelo Brandt/G1

Redação AM POST

Um levantamento divulgado pelo instituto ValeCard nessa terça-feira, 4, mostrou que os preços médios de gasolina, etanol e diesel foram reduzidos em alguns postos do Brasil .A pesquisa se baseou em abastecimentos de 25 mil estabelecimentos credenciados.

PUBLICIDADE

O resultado mostrou que o preço do diesel S-10 nas bombas recuou 1,07% entre os dias 27 de março e 2 de abril de 2023, em comparação com a semana anterior. Na pesquisa, a gasolina caiu 0,40% na semana passada ante a semana anterior, a R$ 5,698 por litro, em seu terceiro recuo semanal consecutivo.

Ainda segundo a sondagem do instituto, o etanol hidratado, concorrente direto da gasolina nas bombas de combustívei, caiu 0,45% a R$ 3,986 o litro.

Análise

De acordo com o head de inovação e portfólio na ValeCard, Brendon Rodrigues, o preço do diesel em março foi influenciado por duas reduções feitas pela Petrobras nas refinarias, a mais recente no dia 22 de março. “Como as duas reduções somam 6,38% de queda, consideramos que ainda há espaço para que o preço no varejo caia mais nas próximas semanas”, disse.

Para ele, isso se deve a dois fatores principais: a acomodação de preços no varejo após uma alta exagerada na primeira quinzena do mês e a redução do preço cobrado pelo etanol anidro nas usinas produtoras.

“Nas próximas semanas poderemos ter uma alteração nesse cenário de queda de preços, haja vista que o preço do petróleo no mercado internacional está em alta e isso pode ser afetar o praticado pela Petrobras nas refinarias”, ressaltou Rodrigues.

Segundo ele, essa queda dos preços do etanol hidratado nos postos de combustíveis reflete a redução dos preços nas usinas produtoras. “Em São Paulo, por exemplo, o preço praticado pelas usinas caiu nas últimas três semanas, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Esalq”, disse Rodrigues.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Mundo

Papa Leão XIV diz na Espanha que abusos na Igreja seguem como “ferida aberta”

Pontífice destacou necessidade de reparação às vítimas durante visita oficial a Madri.

há 9 minutos

Brasil

Brasil divulga programação após amistoso contra o Egito

Equipe comandada por Carlo Ancelotti retorna ao CT em Nova Jersey e inicia reta final de preparação para a estreia contra Marrocos no Mundial.

há 23 minutos

Brasil

Defesa de Dr. Jairinho vai recorrer da condenação e pede anulação do júri no caso Henry Borel

Advogados do ex-vereador alegam mais de 20 supostas irregularidades durante o julgamento.

há 46 minutos

Esporte

Neymar deve desfalcar o Brasil na estreia da Copa do Mundo contra Marrocos

Atacante da Seleção Brasileira se recupera de lesão na panturrilha e ainda depende de exames para voltar aos treinamentos nos Estados Unidos.

há 2 horas

Esporte

Brasil reage após empate e vence Egito em último amistoso antes da Copa do Mundo

Com gols de Bruno Guimarães e Endrick, equipe comandada por Ancelotti venceu os egípcios após sofrer empate ainda no primeiro tempo.

há 3 horas