Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Empresário ligado ao PT está na mira de operação contra lavagem de dinheiro

A Polícia Federal cumpre 90 mandados de busca e apreensão.

Por Hugo Guimarães

29/05/2015 às 11:43 - Atualizado em 29/05/2015 às 12:07

A Polícia Federal cumpre nesta nesta sexta-feira (29) 90 mandados de busca e apreensão em Brasília, Goiás, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

A operação, batizada de Acrônimo, busca combater uma organização criminosa investigada por lavagem de dinheiro.

PUBLICIDADE

A investigação começou em outubro do ano passado, quando a PF apreendeu, no Aeroporto de Brasília, R$ 113 mil em dinheiro numa aeronave que trazia o empresário Benedito Rodrigues de Oliveira Neto, o Bené, dono da Gráfica Brasil, o ex-assessor do Ministério das Cidades Marcier Trombiere.

Os dois foram colaboradores de campanhas do PT, entre elas a do governador de Minas, Fernando Pimentel (PT), no ano passado.

Segundo investigadores, Bené está entre os investigados. Em 2010, ele esteve no centro de um escândalo envolvendo a montagem de um bunker, supostamente criado pela campanha da presidente Dilma Rousseff para produzir dossiês contra o adversário na disputa, o senador José Serra (PSDB-SP).

Após o escândalo, o partido afastou os envolvidos no caso.As empresas controladas por Bené têm vários contratos com órgãos do governo federal.

PUBLICIDADE

Os 400 policiais fazem buscas em empresas e 30 endereços de pessoas físicas e mais 60 de empresas.

O objetivo é localizar documentos e mídias para comprovar se os valores que circulavam em contas do esquema vinham da inexecução e do sobrepreço em contratos com órgãos públicos.

As ações incluem o sequestro de um avião KingAir, em Brasília, avaliado em R$ 2 milhões. De acordo com a PF, os envolvidos tentavam evitar a identificação de repasses financeiros fracionando valores movimentados, usavam estratégias de confusão patrimonial e também “laranjas”.

Em oito meses de investigação, os agentes da PF acompanharam suspeitos e periciaram mídias e computadores apreendidos na ação do ano passado. Acrônimo é a palavra formada pelas iniciais de outras palavras. O nome foi dado à operação porque o prefixo da aeronave é uma sigla constituída das iniciais dos nomes de familiares do principal investigado.

Fonte: Estadão

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Autismo: Todos na mesma maré, mas em embarcações diferentes.

Gretchen Stipp

Últimas notícias

Política

Roberto Cidade declara apoio exclusivo a Wilson Lima e afirma que ex-governador é seu único candidato ao Senado

Durante o lançamento de sua pré-campanha, presidente da Aleam reafirmou que o grupo político apoiará exclusivamente a candidatura de Wilson Lima ao Senado nas eleições de 2026.

há 2 minutos

Amazonas

Idosa que morreu em incêndio devastador no Careiro da Várzea era cadeirante

Sete pessoas estavam no imóvel no momento do fogo; marido da vítima sofreu queimaduras graves e foi intubado.

há 5 minutos

Manaus

Acusado de invadir contramão e matar mototaxista será julgado em Manaus

Fábio da Silva Moreira responde por acidente ocorrido em abril de 2024, que matou um motociclista e deixou uma passageira ferida na capital amazonense.

há 21 minutos

Copa do Mundo 2026

Argentina vence o Egito por 3 a 2 em jogo emocionante da Copa do Mundo

Seleção argentina saiu perdendo por dois gols, contou com brilho de Messi e decidiu a classificação nos acréscimos.

há 35 minutos

Brasil

‘Meu Deus, quem me mandou um corpo?’: vereadora recebe cachorro morto dentro de caixa

Deza Guerriero acreditava ter recebido um presente na Câmara de Novo Hamburgo, mas encontrou o corpo de um animal e denunciou o caso à polícia.

há 9 horas