Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Justiça bloqueia R$ 137,5 milhões da empreiteira Mendes Junior

O Grupo suspeito de atuar no esquema de fraudes em contratos com a Petrobras.

Por Hugo Guimarães

30/05/2015 às 10:12 - Atualizado em 30/05/2015 às 10:13

A Justiça Federal do Paraná determinou nesta sexta-feira o bloqueio de 137,5 milhões de reais do Grupo Mendes Junior, suspeito de atuar no escândalo do petrolão como uma das empreiteiras que agia no esquema de fraudes em contratos com a Petrobras e na distribuição de propina a políticos e agentes públicos. O bloqueio de bens faz parte da ofensiva do Ministério Público para tentar reaver, por meio de uma série de ações civis públicas de improbidade administrativa, os bilhões de reais retirados dos cofres da estatal.

PUBLICIDADE

Além da empreiteira, já foram alvo de bloqueio de bens outras empresas do Clube do Bilhão, como a OAS, a Engevix, Galvão Engenharia e Camargo Corrêa. Na decisão de hoje, os valores tornados indisponíveis nos cofres da Mendes Junior equivalem a 1% do total dos contratos firmados entre as empresas do grupo – Mendes Júnior Participações S/A, da Mendes Júnior Trading e Engenharia S/A – e a Petrobras no período em que as empresas fizeram parte do esquema criminoso. O bloqueio também atinge o ex-vice-presidente executivo da trading, Sergio Cunha Mendes, o ex-vice-presidente corporativo Ângelo Alves Mendes e os ex-funcionários Rogério Cunha de Oliveira, Alberto Elísio Vilaça Gomes e José Humberto Cruvinel Resende.

O bloqueio de ativos das empreiteiras ocorre ao mesmo tempo em que o Ministério Público tem apresentado ações civis para responsabilizar as empresas e seus dirigentes pelos crimes do esquema do petrolão. A Justiça ainda vai analisar o mérito do pedido de condenação dos executivos da Mendes Junior. Nesta quinta-feira, foi aberta a primeira ação de improbidade administrativa envolvendo uma empreiteira do Clube do Bilhão: a Engevix.
Apenas em relação a este processo que envolve o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa e a Engevix, o MP apresenta pedido para que as duas empresas e os empregados ligados à construtora paguem danos morais coletivos no valor de 384,8 milhões de reais, além de serem condenados solidariamente a desembolsar outros 38,4 milhões de reais.

Fonte: Veja.com

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo é um Universo Paralelo que incessantemente pede permissão para fixar-se no terreno dos saberes.

JESUS,D.F

Últimas notícias

Brasil

‘Meu Deus, quem me mandou um corpo?’: vereadora recebe cachorro morto dentro de caixa

Deza Guerriero acreditava ter recebido um presente na Câmara de Novo Hamburgo, mas encontrou o corpo de um animal e denunciou o caso à polícia.

há 6 horas

Brasil

Prouni 2026 abre inscrições para mais de 471 mil bolsas; veja prazo e quem pode participar

Candidatos têm até sexta-feira (10) para concorrer a bolsas integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior.

há 7 horas

Política

Guerra política entre Mayra Dias e Brena Dianná esquenta às vésperas das eleições após decisão do TCE-AM

Decisão do TCE-AM adiciona um novo capítulo à disputa entre as duas deputadas, que travam uma acirrada batalha pelo eleitorado de Parintins.

há 7 horas

Polícia

Justiça manda soltar investigador preso pela PF em caso de 77 kg de ouro ilegal no Amazonas

Luciano Granjeiro era apontado como “piloto” de viatura usada para transportar ouro durante assalto.

há 7 horas

Brasil

PEC do fim da escala 6×1: Alcolumbre reage a pressão do PT e diz que não aceita “ultimatos”

Presidente do Senado afirmou que a proposta ainda precisa passar por debate na CCJ antes de avança.

há 8 horas