Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Presidente da CMM, Caio André denuncia garimpo ilegal em Área de Proteção Permanente

Vereador cobrou fiscalização na área do rio Cuieiras, onde vivem mais de 90 famílias de comunidades indígenas.

Por Natan AMPOST

16/05/2023 às 14:49 - Atualizado em 16/05/2023 às 15:08

 

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (PSC), utilizou o Grande Expediente desta terça-feira (16/05) para denunciar a existência de um garimpo ilegal em uma Área de Proteção Permanente (APP) na zona rural de Manaus. O tema tratado pelo parlamentar ganhou apoio de outros vereadores, que se comprometeram a cobrar do Poder Público uma fiscalização na área.

PUBLICIDADE

De acordo com o vereador, a área em questão vem sendo devastada pela extração mineral ilícita. O ponto fica localizado na nascente do rio Cuieiras, afluente do rio Negro a 50 quilômetros de Manaus. A área é conhecida por reunir mais de 90 famílias de seis comunidades indígenas que utilizam o rio para subsistência.

“Além de ser um crime ambiental, haja vista que lá é uma Área de Proteção Permanente, é também uma Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS). Nós sabemos que a presença do garimpo lá é ilegal, e além disso traz um prejuízo enorme à fauna, à flora, às pessoas que ali vivem, degradando o meio ambiente de forma, na maioria das vezes, irreparável”, afirmou o parlamentar.

Caio André acrescentou, ainda, que o impacto do garimpo ao utilizar mercúrio para separar os minérios dos sedimentos afeta diretamente as comunidades e as atividades de pesca esportiva e artesanal no rio Cuieiras. Os peixes da região, segundo o vereador, abastecem, inclusive, feiras e mercados da capital.

O pronunciamento de Caio André gerou apartes para os vereadores Peixoto (Agir), William Alemão (Cidadania), Wallace Oliveira (sem partido) e Sassá da Construção Civil (PT), que se colocaram à disposição do presidente da Casa para cobrar uma postura do Poder Público.

PUBLICIDADE

“É extremamente preocupante, principalmente com a atividade paralela que ali está se estabelecendo. Apenas o fato da invasão gera o desmatamento, a mexida no solo como um todo, e para piorar a situação, o garimpo, pelos elementos que são usados para a extração. Isso traz o comprometimento daquela região e o prejuízo é muito grande”, afirmou Wallace Oliveira.

“O senhor traz uma denúncia que a Comissão do Meio Ambiente precisa se posicionar, levar aos órgãos competentes, porque ali moram seres humanos e uma fauna importantíssima. Temos que tomar alguma providência”, ressaltou o vereador Peixoto.

Pedindo apoio dos parlamentares, o presidente da CMM afirmou que entrará com requerimento na Casa para ser votado na sessão desta quarta-feira (17/05), onde acionará órgãos de proteção ambiental a nível federal, estadual e municipal.

Veja mais sobre garimpo ilegal em Manaus: Garimpo ilegal do Amazonas é alvo da PF durante Operação Déjà Vu

 

Redação AM POST*

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Manaus

Motociclista morre após colidir na traseira de carro na Avenida Gabriel Corrêa Pedrosa, em Manaus

Vítima sofreu múltiplas fraturas e uma grave lesão hepática, segundo o IML.

há 4 minutos

Amazonas

Incêndio atinge cemitério às margens da AM-354 e assusta moradores em Manaquiri

Fogo de grandes proporções alcançou área do cemitério no km 42 da rodovia AM-354 e provocou intensa fumaça na região.

há 5 minutos

Manaus

Águas de Manaus é alvo de pedido de investigação após três dias de desabastecimento

Concessionária enfrenta questionamentos sobre a falta de água em bairros da capital.

há 7 minutos

Manaus

Operação Mulher Segura prende 174 suspeitos por violência doméstica em Manaus

Ação realizada desde junho integra mobilização nacional pelos 20 anos da Lei Maria da Penha e segue até dezembro com prisões e ações de conscientização.

há 31 minutos

Eleições 2026

TRE-AM define regras para distribuição da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV nas Eleições 2026

Audiência pública no dia 17 de agosto vai sortear tempo de partidos e estabelecer a ordem de exibição dos programas eleitorais no Amazonas.

há 48 minutos