A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Veja Mais

Boate Kiss: STJ vai julgar em junho recurso contra anulação de júri

Em 2013, incêndio no local deixou 242 mortos e 600 feridos.

Por Hugo Guimarães

18/05/2023 às 06:58 - Atualizado em 18/05/2023 às 09:31

 

Boate Kiss: recurso busca condenação dos acusados pelo trágico incêndio com centenas de vítimas. Acompanhe os desdobramentos.

PUBLICIDADE

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) marcou para 13 de junho o julgamento do recurso no qual o Ministério Público pretende restabelecer a condenação dos acusados pelo incêndio na Boate Kiss, ocorrido em 2013, em Santa Maria (RS), e que deixou 242 mortos e mais de 600 feridos.

A data foi marcada pelo relator do processo, ministro Rogério Schietti. Caso o recurso seja acolhido, os acusados podem voltar para a prisão.

Em agosto do ano passado, a 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) aceitou recurso protocolado pela defesa dos acusados e reconheceu nulidades processuais ocorridas durante sessão do Tribunal do Júri de Porto Alegre, realizada em dezembro de 2021. Após a decisão, os acusados passaram a responder ao processo em liberdade, e o Ministério Público do Rio do Grande do Sul (MPRS) recorreu da decisão.

Na segunda-feira (15), a Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou ao STJ parecer favorável ao cumprimento das condenações.

PUBLICIDADE

A subprocuradora Raquel Dodge afirmou que as nulidades alegadas pela defesa deveriam ser contestadas durante a sessão do júri. “A defesa preferiu silenciar, dando causa à preclusão, e somente suscitar referida nulidade após o desfecho condenatório desfavorável.”

Entre as ilegalidades apontadas pelos advogados está a realização de uma reunião reservada entre o juiz e o conselho de sentença, sem a presença do Ministério Público e da defesa.

Na sessão do júri que foi anulada, foram condenados os ex-sócios da boate Elissandro Callegaro Spohr (22 anos e seis meses de prisão) e Mauro Londero Hoffmann (19 anos e seis meses), além do vocalista da banda Gurizada Fandangueira Marcelo de Jesus dos Santos e o produtor musical Luciano Bonilha. Ambos foram apenados com 18 anos de prisão.

Veja notícias ao vivo em: Amazônia TV clicando aqui

Matérias Semelhantes: PGR quer restabelecer condenação de acusados por incêndio na Boate Kiss. Saiba mais clicando aqui

Agência Brasil

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Brasil

PGR se posiciona contra suspensão da Lei da Dosimetria no STF

Parecer enviado ao Supremo defende a validade da norma que permite redução de penas, inclusive para condenados pelos atos de 8 de janeiro

há 1 hora

Brasil

Homem é morto a tiros em área marcada pela disputa do tráfico em Manaus

Vítima tinha entre 25 e 30 anos e morreu antes da chegada do socorro; caso será investigado pela DEHS.

há 2 horas

Manaus

Mutirão do Cadastro Único acontece nesta sexta-feira na zona norte de Manaus

Ação da prefeitura oferecerá atualização cadastral, orientações sobre benefícios sociais e lançamento de programa de atendimento domiciliar

há 2 horas

Brasil

Mega-Sena acumula e próximo sorteio pode pagar R$ 42 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas e prêmio principal segue sem vencedor.

há 2 horas

Polícia

Quatro homens são condenados por matar testemunha de crime no Amazonas e penas somam mais de 83 anos

Crime ocorreu em 2023, em São Sebastião do Uatumã, e teve como motivação o fato de a vítima atuar como testemunha em investigações envolvendo os acusados.

há 10 horas