Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

UBS Fluvial de Atalaia do Norte realiza 3,9 mil atendimentos em comunidades e aldeias do Vale do Javari no AM

Os trabalhos foram comandados pelas secretarias municipais de Saúde (Semsa) e de Assistência Social (Semas).

Por Natan AMPOST

23/05/2023 às 20:10 - Atualizado em 23/05/2023 às 20:18

Buscando levar atendimentos também para os ribeirinhos e indígenas do Vale do Javari, a Prefeitura de Atalaia do Norte deslocou no dia 21 de abril a Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) Lusmarina Lopes da Silva para atender as comunidades e aldeias das calhas dos rios Javari e Jaquirana. A missão da embarcação que levou atendimentos nas áreas da saúde e social, terminou na última quinta-feira (18/05), com um saldo de 3.906 atendimentos. Os trabalhos foram comandados pelas secretarias municipais de Saúde (Semsa) e de Assistência Social (Semas).

PUBLICIDADE

Foram disponibilizados, a bordo da UBSF, atendimentos de saúde de odontologia, consulta médica e de enfermagem, preventivo, testagem rápida para IST’s, exames de malária, atendimento com médico veterinário e atualização de carteira de vacinação. Já na parte social, foi disponibilizada emissão de identidade (RG), atendimentos da equipe volante sobre Bolsa Família, CadÚnico, dentre outros serviços realizados pela equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Um total de 16 comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas do Vale do Javari receberam os serviços da UBSF, entre elas as aldeias Cruzeirinho, Soles, São Meireles, Lobo e Trinta e Um, e as comunidades Campinas, Irari, Estirão do Equador, Palmeiras do Javari, São Raimundo, Lameirão, Jaburu, Pirapitinga, Palmari, Nova Aldeia e São Pedro do Norte. Esta é a primeira grande viagem da UBS Fluvial entregue à população pela atual gestão em dezembro de 2022.

Denis Paiva (UB), prefeito de Atalaia do Norte, comemora o marco que entra para a história do município. “Nunca na nossa história recente o poder público conseguiu atender tantas comunidades com uma diversidade de serviços em um período tão curto de tempo. A UBSF veio para isso, para encurtar as distâncias e levar todos os serviços disponibilizados aqui na sede para os ribeirinhos e indígenas em suas localidades”, ressaltou.

Uma nova viagem da embarcação está sendo planejada para atender as outras calhas de rios, que só será confirmada dependendo das condições climáticas e do nível do rio que já dá sinais de baixa, o que pode impossibilitar o tráfego da embarcação de grande porte.

*Com informações da Assessoria de Imprensa

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Brasil

PL pede quebra de sigilo de Marcola para investigar possível vazamento de informações a Lula

Pedido enviado ao STF também inclui busca e apreensão de celulares, computadores e documentos do ex-chefe de gabinete do presidente.

há 14 minutos

Brasil

Dino manda PF investigar emendas Pix de Alfredo Gaspar citadas em auditoria do TCU

Ministro do STF encaminhou à Polícia Federal relatório que aponta falhas na execução de três emendas destinadas por Alfredo Gaspar.

há 41 minutos

Política

Traição a Bolsonaro: Escolha de Alessandro Bronze como suplente faz Alberto Neto abandonar plano da Direita de impeachmar ministros do STF

Críticos afirmam que a escolha do suplente contraria a estratégia defendida por Bolsonaro para o Senado.

há 42 minutos

Polícia

‘Faliu a boca’: operação apreende meia tonelada de drogas no fundo falso de carreta em Parintins

Carga de drogas foi localizada na estrutura metálica do veículo após denúncia; prejuízo ao crime organizado é estimado em R$ 10 milhões.

há 43 minutos