Manaus

Manaus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Prefeitura anuncia 1ª Conferência Municipal de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana durante ‘Circuito Mojubá Afro-Amazônico’

O circuito marca o novo momento da gestão cultural da cidade, que está empenhada em combater o racismo estrutural e intolerância religiosa.

Por Hugo Guimarães

28/05/2023 às 21:15

Foto: Clóvis Miranda/Semcom

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), anunciou, no último sábado, 27/5, a 1ª Conferência Municipal de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, prevista para o mês de julho. O anúncio foi feito durante o “Circuito Mojubá Afro-Amazônico”, que aconteceu no Museu da Cidade de Manaus (Muma), localizado no centro histórico.

PUBLICIDADE

O circuito, realizado pelo instituto Ganga Zumba e movimento Negro e Afro-Religioso, marca o novo momento da gestão cultural da cidade, que está empenhada em combater o racismo estrutural e intolerância religiosa. É o que explica o diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso.

“Estamos trabalhando para fortalecer as políticas públicas culturais da gestão David Almeida e promover o resgate dos saberes ancestrais, até porque não há nada mais inovador do que olhar para os ensinamentos do passado para renovar os caminhos do futuro”, disse.

Cardoso ressaltou ainda que o objetivo do evento foi alcançado e anunciou a primeira conferência municipal para povos e comunidades tradicionais de matriz africana, prevista para o mês de julho com a participação de todos os movimentos.

“É um momento histórico para as religiões de matriz africana, para o povo negro, para o povo quilombola, onde a Prefeitura de Manaus está fomentando esse evento, em reconhecimento e resgate cultural da nossa cidade. Aqui assumimos o compromisso para que em julho venhamos fazer a primeira conferência de religiões de matriz africana apoiada pela Prefeitura de Manaus, porque nós estamos reconhecendo o valor cultural dessa parte da nossa sociedade”, finalizou.

O ‘Mojubá’, que começou com uma roda de conversa, teve como objetivo destacar políticas públicas voltadas à comunidade afro e fez alusão à data 24 de maio, uma das mais importantes para o Amazonas. De acordo com o secretário-geral do Ganga Zumba, Luiz de Badé, o evento é histórico.

PUBLICIDADE

“Quero agradecer à Manauscult e agradecer, também, ao prefeito de Manaus, por abrir um evento histórico. A gente está aqui, hoje, fazendo um marco, criando uma pedra fundamental em relação à comunidade negra no estado e no município. E quando a gente conversou com o secretário Osvaldo, eu acho que ficou claro como um gestor público deve se portar. Então, ele foi extremamente sensível, entendeu a posição dele como secretário, e está abrindo para que a gente consiga fazer outras pessoas entenderem a causa e saber porque a gente luta, pelo que a gente trabalha. Porque se não tiver equidade, não tem democracia”, concluiu.

A programação reuniu gastronomia, artesanato, feira de livros e rodas de conversa que foram acompanhadas pelo diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, que reforçou o compromisso da Prefeitura de Manaus com ações voltadas a este segmento na Amazônia.

Foto: Clóvis Miranda/Semcom

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Um anjo pergunta à Deus: O que é um autista? E Deus lhe responde: É um de vocês que permito descer à Terra!

Lu Lena

Últimas notícias

Polícia

Polícia prende terceiro suspeito de sequestrar e tentar matar empresário em Itapiranga

Natanael Oliveira de Castro estava foragido e teve a prisão preventiva cumprida nesta quinta-feira (6).

há 5 minutos

Brasil

Zema promete privatizar Petrobras e mudar indicação ao STF se eleito presidente

Candidato do Novo defende “choque fiscal”, redução de ministérios, reformas estruturais e mudanças no modelo de escolha dos ministros do Supremo Tribunal Federal.

há 40 minutos

Amazonas

Ventania provoca momentos de desespero em embarcação no rio Amazonas

Apesar do susto, não há informações sobre feridos ou danos graves à embarcação.

há 1 hora

Amazonas

TCE-AM lança guia para tornar votos e acórdãos mais claros e facilitar entendimento das decisões

TCE implementa manual com orientações para padronizar decisões, adotar linguagem simples e ampliar o uso de IA na pesquisa de jurisprudência.

há 1 hora