Política

Política


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Paróquia Nossa Senhora das Dores, de Manicoré, é reconhecida como Patrimônio Cultural a partir de aprovação de Projeto de Lei de Roberto Cidade

A matéria segue agora para sanção governamental.

Por Hugo Guimarães

07/06/2023 às 14:39

O Projeto de Lei n° 250/2022, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), que reconhece como Patrimônio Material, Histórico e Cultural do Estado do Amazonas, a Paróquia de Nossa Senhora das Dores, situada no Município de Manicoré (distante a 332 quilômetros de Manaus), foi aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa. A matéria segue agora para sanção governamental.

PUBLICIDADE

“A Paróquia de Nossa Senhora das Dores, no Centro de Manicoré, é um patrimônio de grande valor para o estado do Amazonas, sobretudo, para o povo bacurau. Faz parte da história da própria fundação do município. Por isso, nada mais justo do que fazer esse reconhecimento a algo tão importante para a população do município. A paróquia abriga uma festa religiosa importante para a população e que movimenta a economia local”, ressaltou.

O reconhecimento também permite que as futuras gerações tenham mais interesse em proteger seus prédios históricos e o legado cultural que auxiliou na fundação do município.

“Reconhecer e resguardar um patrimônio tão importante para a nossa cultura é preservar a própria história do estado do Amazonas. O patrimônio material, histórico e cultural deve ser valorizado por todos e sua proteção é realizada por meio de políticas públicas que resguardem a memória coletiva e identidade cultural da população. Tenho certeza de que meus pares compreenderam essa importância e por isso foram favoráveis a esse projeto”, finalizou.

Patrimônio Cultural

Patrimônio material, histórico e cultural é definido como o conjunto de bens materiais, físicos, que possuem importância histórica para a formação cultural da sociedade, cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história, quer por seu excepcional valor arqueológico, etnográfico, bibliográfico ou artístico.

PUBLICIDADE

Pode-se destacar como bens materiais obras de arte, como pinturas e monumentos, cidades, prédios e conjuntos arquitetônicos, igrejas, parques naturais, sítios arqueológicos, enfim, tudo aquilo que existe materialmente e possui algum valor histórico e cultural que o dignifica de ser preservado e lembrado.

A partir do reconhecimento por meio de lei, o patrimônio passa a ser protegido e perpetuado, não podendo ser extinto ou destruído.

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Homenagem que emocionou

“Que você seja muito feliz no céu”: menino de 8 anos faz homenagem na tv a pai falecido

Cleuber encontrou uma equipe de televisão em um shopping do Rio e aproveitou a oportunidade para enviar uma mensagem ao pai, morto antes de seu nascimento

há 8 minutos

Neutralidade

União Progressista fecha alianças com PL em 11 estados e com PT em outros 4

Federação mantém posição neutra na disputa presidencial, mas acordos estaduais revelam alianças com os dois principais campos políticos

há 36 minutos

Incêndio assusta moradores

VÍDEOS: incêndio de grandes proporções assusta moradores próximo a supermercado em Manaus

Fogo foi registrado no bairro Armando Mendes, na zona Leste da capital, e provocou uma intensa coluna de fumaça

há 1 hora

Família presa no fogo

URGENTE: Família fica presa em apartamento durante incêndio e é resgatada pela janela em Manaus; veja os vídeos

Moradores registraram momentos de tensão enquanto uma grande quantidade de fumaça tomava conta do imóvel no Viver Melhor 3

há 1 hora

Homenagem

Impedido de visitar Bolsonaro, Flávio escreve carta ao pai no Dia dos Pais: “Até breve”

Senador foi proibido por Alexandre de Moraes de encontrar o ex-presidente neste domingo (9); em vídeo, Flávio aparece emocionado ao ler a mensagem.

há 2 horas