Governador de RR cobra Lula para agir contra decisão da Venezuela de barrar produtos do Brasil
Empresários afirmam que desde janeiro o governo venezuelano tem barrado a entrada de alimentos.
O governador de Roraima Antonio Denarium (PP) afirmou ter conversado por telefone com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta sexta-feira (16) em busca de solução para a decisão da Venezuela em barrar produtos exportados por empresários brasileiros.
PUBLICIDADE
Mercadorias brasileiras enviadas ao país vizinho passam por Roraima, na fronteira do município de Pacaraima com a cidade venezuelana de Santa Elena. Empresários afirmam que desde janeiro o governo venezuelano tem barrado a entrada de alimentos. Ainda não se sabe o motivo, mas eles dizem que foi uma decisão informada apenas verbalmente, sem documento oficial. O Itamaraty afirma que tenta uma negociação.
De acordo com Denarium, Lula, que é a amigo do ditador da Venezuela Nicolás Maduro, se comprometeu a fazer contato imediato ele para que seja restabelecida a normalidade das exportações que passam pela fronteira Brasil – Venezuela.
“Fiz questão de informar ao presidente Lula os impactos que essa proibição de entrada dos produtos brasileiros resultam para Roraima. As exportações para a Venezuela representam 80% da balança comercial de Roraima, significando um grande alerta para o nosso estado. E me deixa triste porque ocorre justamente no momento em que o estado começa a despontar para o Brasil”, disse Denarium.
Além da ligação, Denarium enviou um ofício à presidência relatando o problema de entrada dos produtos brasileiros pela fronteira em Pacaraima.
PUBLICIDADE
Sem conseguir exportar os produtos, empresários decidiram doar alimentos dentro do prazo de validade como forma de protesto para chamar atenção de autoridades. Pela manhã, a empresa de embutidos Frios Roraima doou 56 toneladas de salsichas para a população – uma fila gigante se formou no centro cívico da capital, onde ocorreu a distribuição.
*Com informações do G1
Encontrou algum erro? Clique aqui e nos ajude a melhorar a informação
Declaração de Transparência
Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.
Siga-nos






