Manaus

Manaus


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Prefeitura de Manaus lança Campanha de Combate ao Tráfico de Pessoas para reforçar a proteção dos cidadãos

A iniciativa visa ampliar a conscientização e combater de forma efetiva a prática criminosa, que tem sido uma preocupação crescente em âmbito global.

Por Hugo Guimarães

24/07/2023 às 18:42

Foto: Clóvis Miranda/Semcom

Em um esforço conjunto para enfrentar um dos mais graves crimes contra os direitos humanos, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), lançou, nesta segunda-feira, 24/7, no aeroporto internacional Eduardo Gomes, a “Campanha de Combate ao Tráfico de Pessoas”.

A iniciativa visa ampliar a conscientização e combater de forma efetiva a prática criminosa, que afeta milhares de pessoas e que tem sido uma preocupação crescente em âmbito global. Infelizmente, Manaus também não está isenta dessa realidade. A cidade, como importante centro econômico e cultural, tem sido alvo de grupos criminosos que exploram e submetem indivíduos a condições de trabalho forçado, exploração sexual e outras formas de escravidão moderna.

PUBLICIDADE

De acordo com o secretário da Semasc, Eduardo Lucas, a temática será trabalhada em todos os equipamentos socioassistenciais da secretaria durante este mês, para sensibilizar e envolver toda a sociedade nesse enfrentamento, com o objetivo de reduzir a incidência do tráfico de pessoas na cidade e proteger os mais vulneráveis.

“Nós não podemos baixar a guarda, esse problema existe, não é coisa de filme. Por isso, nós precisamos conscientizar as pessoas, sensibilizando-as para que criem coragem e façam a denúncia na primeira suspeita. Além das ações nos nossos equipamentos, também vamos para a rua, para as periferias, para os hotéis, nos prostíbulos, nos bares, para fiscalizar e divulgar a campanha para que todos saibam que liberdade não se compra e que dignidade não se vende”, afirmou.

A campanha, idealizada em parceria com secretarias municipais, como a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), organizações não governamentais, órgãos de segurança pública e instituições sociais, busca abordar o problema sob diferentes perspectivas.

“As pessoas acham que o tráfico humano e contrabando de pessoas ocorre só no mundo fictício, e isso não é verdade. Temos que ficar atentos e buscar denunciar. Nós também levaremos essa campanha para os municípios de Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira”, destacou a secretária de Direitos Humanos da Sejusc, Gabriella Campezatto.

PUBLICIDADE

O enfoque principal da campanha é a prevenção, alertando a população sobre os sinais de alerta do tráfico de pessoas e encorajando a denúncia de atividades suspeitas.

“O tráfico de pessoas só perde para o comércio de drogas e de armas, então sabemos que os recentes casos notificados na região amazônica, até o momento, são a ponta do problema que acontece nos bastidores. No meio dessa violação de direitos, nós mulheres, crianças e adolescentes sofremos e precisamos resistir, precisamos usar os meios disponíveis para realizar a denúncia quando houver qualquer indício desse tipo de crime”, ressaltou a subsecretária municipal de Políticas Afirmativas para Mulheres e Direitos Humanos, Graça Prola.

O lançamento da campanha contou com a participação de representantes das Agências da Organização das Nações Unidas (ONU) para as Migrações (OIM), para Refugiados (Acnur), do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), da Polícia Federal e de Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Além disso, também houve a apresentação cultural “O Grito Silencioso”, que retratou um caso de tráfico de mulheres.

“Essa cena feita pelos atores aqui hoje é mais constante do que a gente imagina e infelizmente os sinais não são tão claros assim. Então, essa percepção do olhar para poder denunciar e salvar a vida de pessoas é fundamental. É um assunto que o grupo todo trabalha ao longo do ano, para garantir que nós sejamos ativos na redução e erradicação do tráfico de pessoas nos aeroportos do Brasil”, reforçou a CEO da concessionária Aeroportos da Amazônia, Karen Strougo.

Os cidadãos também são peças-chave nesse esforço de combate ao tráfico de pessoas. Ao identificar qualquer situação suspeita, é essencial denunciar às autoridades competentes ou a entidades especializadas no atendimento a vítimas desse crime. As denúncias podem ser feitas pelos números 0800 092 6644, 0800 092 1407 ou Disque 100.

Foto: Clóvis Miranda/Semcom

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Essas crianças autistas não estão fugindo ou escondendo-se, elas, de fato, estão perdidas, à espera de que alguém va ao seu alcance.

Anne Alvarez

Últimas notícias

Amazonas

Cidade lança candidatura com Arena lotada e recado à oposição: “Vou responder com trabalho”

Em convenção com cerca de 15 mil apoiadores, candidato afirmou que fará uma campanha baseada no trabalho, defendeu a continuidade da gestão e evitou entrar em confronto direto com adversários.

há 2 horas

Política

Alberto Neto desconversa ao ser questionado pelo AM POST sobre seu suplente lobista Alessandro Bronze e falta de críticas a Omar Aziz

Em entrevista ao AM POST, candidato ao Senado defendeu a escolha de Alessandro Bronze como suplente e atribuiu a ausência de ataques a Omar Aziz a uma estratégia eleitoral.

há 2 horas

Política

Alfredo Nascimento recebe homenagem de movimentos conservadores durante convenção do PL no Amazonas

Reconhecimento foi entregue pelo fundador do Movimento Conservador Amazonas, Sérgio Kruke, durante a convenção estadual do Partido Liberal em Manaus.

há 3 horas

Política

Wilson Lima reafirma ser de direita e declara apoio a Flávio Bolsonaro durante convenção

Ex-governador afirmou que seu voto será no candidato do PL à Presidência e disse que partidos da federação terão liberdade para definir seus posicionamentos.

há 3 horas

Política

Wilson Lima dispara contra adversários: “São que nem carvão. Quando não estão sujando, estão queimando”

Candidato ao Senado pelo União Progressista afirmou que seus adversários apostam em ataques políticos e defendeu o legado de sua gestão no interior do Amazonas.

há 3 horas