Brasil

Brasil


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Cordão de girassol é oficializado como símbolo para deficiências invisíveis

De acordo com a lei, o uso do símbolo é opcional, e o exercício dos direitos da pessoa com deficiência não estará condicionado ao acessório.

Por Hugo Guimarães

26/07/2023 às 08:11 - Atualizado em 26/07/2023 às 09:25

O Governo Federal sancionou a Lei 14.624, que formaliza o uso nacional da fita com desenhos de girassóis como símbolo de identificação das pessoas com deficiências ocultas. A norma foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) de segunda-feira (17/7).

PUBLICIDADE

O projeto, apresentado pelo deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM) e relatado pelo senador Flávio Arns (PSB-PR), tem como intuito identificar pessoas com deficiências não aparentes, tais como surdez, autismo, TDAH e outras, a fim de facilitar o dia a dia dessas pessoas e garantir o suporte adequado.

De acordo com a lei, o uso do símbolo é opcional, e o exercício dos direitos da pessoa com deficiência não estará condicionado ao acessório. Além disso, o símbolo não substitui a apresentação de documento comprobatório de deficiência quando solicitado. A fita com desenhos de girassóis já é utilizada como símbolo para deficiências ocultas em vários países e em alguns municípios brasileiros. Embora seu uso seja facultativo, garante suporte no caso de atendimento prioritário ou emergencial.

Durante a tramitação da matéria, o senador Flávio Arns argumentou que “o cordão de girassol previne mal-entendidos, dando mais tranquilidade e segurança aos usuários e aos atendentes”. A iniciativa visa proporcionar uma forma discreta de identificação que auxilie no atendimento adequado às necessidades das pessoas com deficiências ocultas, oferecendo-lhes maior tranquilidade e respeito em seu cotidiano.

Com a sanção da lei, espera-se que a utilização da fita com desenhos de girassóis ganhe maior visibilidade e reconhecimento em todo o país, sensibilizando a sociedade para a importância de garantir a inclusão e o suporte necessário a todos os cidadãos, independentemente de suas condições físicas ou mentais. A medida representa um avanço no campo da acessibilidade e direitos das pessoas com deficiência, reforçando o compromisso do país com a promoção da igualdade e da dignidade humana.

Matérias Semelhantes: ONG sugere mudar o nome vagina para ‘buraco de bônus’. Saiba mais clicando aqui
Acompanhe nosso Podcast ao vivo em: Amazônia TV. Clique aqui.

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Manaus

Incêndio em loja de construção segue fora de controle e mobiliza sete viaturas dos Bombeiros na zona Norte de Manaus

Loja recém-inaugurada foi completamente tomada pelas chamas na zona Norte da capital.

há 2 horas

Manaus

Curto-circuito em painel de LED pode ter provocado incêndio que destruiu loja de construção em Manaus

Loja de três andares foi completamente consumida pelas chamas na noite desta quarta-feira (5), na zona Norte da capital.

há 2 horas

Manaus

Incêndio de grandes proporções destrói prédio comercial e ameaça explodir posto de combustíveis na zona Norte de Manaus

Corpo de Bombeiros atua no combate ao fogo e área foi isolada pela Polícia Militar.

há 2 horas

Política

Prefeito de Manicoré declara apoio a Roberto Cidade, mesmo sendo filiado ao partido de Omar Aziz

Lúcio Flávio (PSD) anunciou apoio ao candidato da União Progressista ao Governo do Amazonas.

há 2 horas

Manaus

Print revela comunicado do Porto de Manaus convocando funcionários para convenção do PL que confirmou Alessandro Bronze como suplente de Alberto Neto

Comunicado atribuído ao Porto promete liberação, transporte e alimentação para participação em evento político.

há 2 horas