Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Projeto leva oficina sobre os ‘rios voadores’ para professores de Carauari

Por Hugo Guimarães

10/06/2015 às 17:36

O Projeto Rios Voadores colaborou, entre 2007-2012, com cientistas brasileiros que pesquisam a importância do vapor de água transpirado pelas árvores da Floresta Amazônica no abastecimento dos recursos hídricos brasileiros. Essa semana, a equipe do projeto chega a Carauari para capacitar professores da rede pública sobre o tema e sua relação direta com a floresta. As imensas massas de vapor de água que viajam pelo céu, levadas pelos ventos, respondem por boa parte da chuva que cai na Amazônia e em outras partes da América do Sul.

PUBLICIDADE

As oficinas rios voadores a serem realizadas em parceria com a Coordenaria Regional de Educação de Carauari, do governo estadual, e da Secretaria Municipal de Educação de Carauari, acontecerão em dois turnos (às 08h e às 13h) no próximo dia 10 de junho, no auditório ETI Sérgio Rufino de Oliveira, Rua Jorge Alves 580, no Centro.

Patrocinado pelo Petrobras desde 2007, através o Programa Petrobras Socioambiental, o Projeto Rios Voadores começou com ações de pesquisa científica ao coletar amostras de vapor de água em voos realizados acima da floresta amazônica em um pequeno monomotor. As amostras foram analisadas por cientistas do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) em Piracicaba-SP. Há ainda uma parceria de longa data com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).

Atualmente, o projeto se dedica à educação ambiental, trabalhando junto às Secretarias de Educação em vários estados do país para inserir a temática em sala de aula através da capacitação de professores de ciências e geografia.

Investir nos professores e educadores é um meio de difundir conhecimentos sobre o fenômeno meteorológico conhecido popularmente como “rios voadores”, como também sobre a importância da preservação da Floresta Amazônica e sua influência sobre o regime de chuvas local e nacional. Os participantes se tornam multiplicadores de conteúdo e informação.

Desde 2010, o projeto capacitou 3.530 professores, alcançando mais de 580.000 alunos pelo país afora. Em 2015, além de Manaus onde as oficinas foram realizadas em maio, as cidades do Amazonas também inseridas no programa são Carauari, Coari e Tefé. As oficinas serão ministradas pela professora Aurelice Vasconcelos, sob coordenação do aviador e coordenador do projeto, Gérard Moss.

Fonte: Da Redação

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

A mente de uma criança com Transtorno do Espectro Autista pode ser associada a um quebra-cabeças. Parece difícil de entendê-la no primeiro momento. Porém, quando utilizamos a metodologia certa as tornamos fácil e percebemos que as dificuldades podem ser superadas.

Jorge Tertuliano

Últimas notícias

Polícia

Justiça manda soltar investigador preso pela PF em caso de 77 kg de ouro ilegal no Amazonas

Luciano Granjeiro era apontado como “piloto” de viatura usada para transportar ouro durante assalto.

há 9 minutos

Brasil

PEC do fim da escala 6×1: Alcolumbre reage a pressão do PT e diz que não aceita “ultimatos”

Presidente do Senado afirmou que a proposta ainda precisa passar por debate na CCJ antes de avança.

há 27 minutos

Política

Roberto Cidade diz que Omar Aziz tenta intimidar adversários com ameaças de prisão: “age como ministro do STF”

Durante ato que oficializou sua pré-candidatura à reeleição, governador fez críticas indiretas ao principal adversário.

há 33 minutos

Brasil

Justiça manda Ronaldo Caiado reduzir segurança de 51 para quatro policiais militares em Goiás

Liminar atendeu parcialmente ao Ministério Público de Goiás e determinou que o efetivo seja compartilhado entre o ex-governador e familiares.

há 45 minutos

Mundo

Presidente eleito da Colômbia acusa Gustavo Petro de tentar “golpe de Estado” durante crise na transição

Abelardo de la Espriella suspendeu o processo de transição com o governo colombiano e pediu que as Forças Armadas protejam a Constituição.

há 1 hora