Amazonas

Amazonas


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Em Belém, vice-governador Tadeu de Souza alinha novas estratégias de atuação judicial para o meio ambiente

Tadeu de Souza está representando o Amazonas na 1ª Cúpula Judicial Ambiental da Amazônia, realizada pelo CNJ, na capital paraense.

Por Hugo Guimarães

04/08/2023 às 19:17 - Atualizado em 08/08/2023 às 10:25

Foto: Ricardo Machado/Secretaria-Geral da Vice-Governadoria

Na 1ª Cúpula Judicial Ambiental da Amazônia, iniciada nesta sexta-feira (04/08), em Belém (PA), o vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza, representou o governador Wilson Lima e debateu propostas de aperfeiçoamento da prestação jurisdicional do Estado sobre as políticas de meio ambiente e mudanças climáticas. As discussões foram promovidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no Tribunal de Justiça do Pará (TJPA).

Com a presença de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Governo Federal, o evento reuniu representantes de governos, magistrados, membros do Ministério Público e juristas de toda a Amazônia Internacional. A iniciativa antecede a Cúpula da Amazônia, que ocorrerá na capital paraense na próxima semana.

Acompanhado do chefe da Procuradoria do Meio Ambiente (PMA) da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-AM), Luis Eduardo Mendes Dantas, o vice-governador destacou a oportunidade também serviu para o compartilhamento de experiências em torno do cuidado com a Amazônia, do ponto de vista de quem vive e conhece a realidade da região.

PUBLICIDADE

“Tratamos de diversos temas relacionados à atuação judicial junto à floresta e ao desmatamento. E acima de tudo, deixando assentada a lógica da floresta, que é um compartilhamento de riqueza. É preciso compreender que ter riqueza na floresta, dentro do ambiente de sustentabilidade, vai além de apenas fazer controle, repressão e fiscalização. É preciso priorizar as pessoas que vivem na floresta e ajudam a mantê-la em pé”, disse Tadeu de Souza, que também é procurador de carreira do Estado.

O evento foi aberto pela presidente do STF e do CNJ, ministra Rosa Weber. Participaram também o governador do Pará, Helder Barbalho, a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joênia Wapichana, e a presidente do TJPA, desembargadora Maria de Nazaré Silva Gouveia dos Santos.

A comitiva de Tadeu de Souza participou da conferência “Políticas Públicas e Florestas”. Estiveram presentes os ministros Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, do Tribunal Superior do Trabalho (TST); Marina Silva, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA); e Flávio Dino, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Em seguida, a comitiva governamental marcou presença nos debates da conferência “Juízes e Florestas”, que foi presidida pelo ministro Antônio Herman Benjamin, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Os conferencistas principais foram os ministros Cármen Lúcia e Luís Roberto Barroso, ambos do STF.

Amazonas avança

No âmbito do Governo do Amazonas, a prestação jurisdicional é coordenada PGE-AM. Por meio da PMA, a instituição atua em frentes preventivas e proativas, obtendo avanços na presença ambiental e na formulação de políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento sustentável.

PUBLICIDADE

A PMA teve papel fundamental na regularização fundiária de todas as Unidades de Conservação do Amazonas, beneficiando mais de 50 mil famílias. No ano passado, foram expedidas 16 Concessões de Direito Real de Uso (CDRUs), que reconhecem territórios tradicionais de povos indígenas, comunidades ribeirinhas e quilombolas.

Além da regularização fundiária, a CDRU garante a comprovação do exercício de atividades sustentáveis para fins previdenciários, como agricultura familiar, turismo, pesca e extrativismo. Além disso, o documento viabiliza o acesso a políticas governamentais de crédito.

Atualmente, o Amazonas é o único estado do Brasil que possui o manejo florestal comunitário. Fruto de parceria entre PMA e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), o projeto funciona como alternativa econômica de baixo impacto que ajuda a manter a floresta em pé.

Debates continuam

A programação da 1ª Cúpula Judicial Ambiental da Amazônia continua neste sábado (05/08), com mais debates envolvendo temas como: o panorama internacional da proteção das florestas; a jurisprudência brasileira sobre florestas e desmatamento; desafios para a implementação da legislação florestal; e florestas, biodiversidade e povos indígenas.

Matérias Semelhantes: Vice-governador Tadeu de Souza participa de debates do conselho da Sudam que aprovaram o PRDA 2024-2027.  Saiba mais clicando aqui.
Acompanhe nosso Podcast ao vivo em: Amazônia TV. Clique aqui.

 

Redação AM POST

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

O autismo não limita as pessoas. Mas o preconceito sim, ele limita a forma com que as vemos e o que achamos que elas são capazes.

Letícia Butterfield

Últimas notícias

Eleições 2026

TRE-AM manda Hissa Abraão retirar propaganda negativa impulsionada contra Wilson Lima e Roberto Cidade

Decisão liminar da Justiça Eleitoral determina a suspensão do impulsionamento pago de conteúdo contra os pré-candidatos.

há 22 minutos

Política

Patrimônio de Plínio Valério cresce 140% durante mandato de senador e ultrapassa R$ 3,5 milhões

Senador declarou ao TSE crescimento de mais de R$ 2 milhões em bens entre as eleições de 2018 e 2026.

há 28 minutos

Manaus

Prefeitura de Manaus lança campanha de prevenção e combate às queimadas nesta quinta-feira

Ação reúne dez secretarias municipais para intensificar a fiscalização e reduzir os impactos ambientais e à saúde durante o período de estiagem.

há 49 minutos

Polícia

Homem é preso 15 anos depois de matar pedreiro a tiros durante confusão em bar no Jorge Teixeira em Manaus

Homem foi localizado pela Polícia Civil enquanto trabalhava como motorista de transporte alternativo e deverá cumprir pena de 14 anos de prisão em regime fechado.

há 1 hora

Política

Nova derrota: TRE-AM rejeita recurso de Salazar e mantém condenação por propaganda negativa contra David Almeida

Tribunal rejeitou, por unanimidade, recurso apresentado pelo vereador e manteve decisão condenatória.

há 2 horas