Veja Mais

Veja Mais


A notícia que atravessa o Brasil!

Pesquisar por em AM POST

Comendo bem na rua

Foi se o tempo que comida boa estava apenas em restaurantes, agora está em todo local.

Por Hugo Guimarães

11/06/2015 às 15:17 - Atualizado em 11/06/2015 às 15:37

Sentar em um restaurante e pagar caro para comer uma boa comida? Já se foi o tempo em que isso era necessário. Em tempos de uma economia instável e que, para sobreviver, precisamos enxugar tudo quanto é despesa, comer bem e pagar pouco, me parece uma boa opção.

PUBLICIDADE

Quando falo em comida de rua, tenho certeza que grande parte dos que estão lendo esse texto pensam no nosso famoso “X-Salada” ou no “churrasquinho de gato do tiozinho da esquina”. Acho que todo alimento tem o seu valor, e particularmente falando, um churrasquinho bem feito deixa muito prato caro no chinelo.

Mas hoje a realidade é outra e grandes chefs abraçaram com força essa idéia de fazer comida de alto nível, barata e vende-las fora de seus estabelecimentos. Em São Paulo, por exemplo, as comidas do chef brasileiro de maior renome mundial, Alex Atala, já foram vendidas em barraquinhas de rua por um valor bem menos salgado dos que são cobrados no salão de seu restaurante.

Roberta Sudbrack , umas das mais badaladas chefs do momento e dona de um dos restaurantes mais famosos do Rio de Janeiro, vende hot dog, com salsichas diferenciadas em um trailler. Posso citar vários outros, mas acho que já deu pra entender onde eu queria chegar.

Manaus como uma grande cidade que é não poderia ficar de fora dessa tendência gastronômica e nos últimos meses ganhou edições de feiras de rua que foram o maior sucesso. O Chef que aqui vos escreve participou de algumas delas e pode lhes afirmar que foi fantástico! É incrível o poder que a comida tem em reunir uma quantidade absurda de pessoas no mesmo lugar. Apesar de nossa cidade ainda estar engatinhando nesse tipo de segmento, vejo um “holofote” no fim do túnel, além disso, vejo pessoas interessadas e descobrindo que boa comida não é um privilégio de poucos.

Além de feiras e barraquinhas, estamos também, no momento dos food trucks. Aqui em Manaus já temos um truck e alguns traillers, muito longe da quantidade existente em outros grandes centros. O lado positivo é que todos, apesar da pouca quantidade, vendem comida de altíssima qualidade. Tenho certeza que o pontapé inicial já foi dado, e em pouco tempo, Manaus terá um cenário gastronômico de respeito. Se olharmos para alguns poucos anos atrás e compararmos as mudanças que acorreram nesse setor, acredite, ela foi gigantesca!

Ah, no ímpeto de passar as ideias para o papel, acabei esquecendo de me apresentar. Meu nome é Guilherme Valente, sou chef de cozinha e apresentador do programa “Sabores e Ideias”. A partir de agora, semanalmente, estarei colocando algumas ideias e assuntos no papel, além de dicas e receitas, levando-as à vocês leitores, através da coluna “Entrelinhas da Gastronomia”.Não posso também deixar de agradecer aos que estão envolvidos no projeto, obrigado pelo espaço, vocês estão colaborando com o engrandecimento dessa área incrível, que é a gastronomia. Espero que gostem da leitura e até semana que vem !

Declaração de Transparência

Este conteúdo pode ter sido produzido com o apoio de ferramentas de inteligência artificial, utilizadas para auxiliar na pesquisa, organização e estruturação do texto. Todo o material é revisado, editado e validado pela equipe editorial do AM Post.

O AM POST está em todo lugar

Baixe agora mesmo o nosso app

Faça parte da comunidade

  • Praticidade na informação

  • Notícias todos os dias

  • Compartilhe com facilidade

WhatsApp Telegram
Sobre o TEA

Hoje aprendi que à manifestação de carinho mais sincera é o de uma criança com Autismo! Estes anjos, tem a felicidade de ser veraz, não afetando-se com o meio.

Winaldario Santos

Últimas notícias

Eleições 2026

CEO da Rede Amazônica, Phelippe Daou Jr. aparece em foto com Omar Aziz e Eduardo Braga em evento político

CEO da emissora apareceu em registro oficial durante apresentação de plano estratégico liderado pelo senador Omar Aziz.

há 8 minutos

Manaus

Usuários relatam instabilidade e queda de internet em Manaus nesta terça-feira (7)

Moradores afirmam enfrentar lentidão e dificuldades de conexão.

há 8 minutos

Política

Wilson Lima chama Ronda no Bairro de “pior programa de segurança pública da história do Amazonas” e critica gestão Omar Aziz

Ex-governador afirmou que programa criado na gestão de Omar Aziz não reduziu a criminalidade.

há 16 minutos

Eleições 2026

Fausto Jr. defende Wilson Lima e diz que “política de celular” da velha política não resolve problemas do Amazonas

Deputado federal do União Progressista criticou grupos ligados aos senadores Omar Aziz e Eduardo Braga durante lançamentos de pré-candidaturas.

há 16 minutos

Política

Wilson Lima reage a ataques de Omar Aziz e diz que operação Maus Caminhos segue viva na memória dos amazonenses

Ex-governador afirmou que o processo da Operação Maus Caminhos “está adormecido na Justiça”, mas disse que o caso continua presente na memória dos amazonenses.

há 45 minutos